Artigos


11/05/2018
Autor: Angela Hiluey
RELATÓRIO DE ATIVIDADES REUNIÕES CIENTÍFICAS ABRAP / 2017
Redigido por: Especialista Cristiane Jatene

Cristiane Jatene(*)

 A ABRAP realiza reuniões científicas mensais, sob a coordenação da Diretora Científica da entidade, Professora Dra. Mathilde Neder (gestão 2015-2017 e gestão 2017-2019). Nesse espaço procuramos refletir acerca de temas relevantes para a nossa prática profissional, bem como abrir espaço para a produção de conhecimento. Os temas são escolhidos a partir da proposição dos colegas participantes e a partir de demandas de encontros internacionais ou nacionais dos quais a ABRAP participa.

Durante o ano de 2017, tivemos nove reuniões científicas. De fevereiro a junho e de agosto a novembro. Nesse período, trabalhamos em dois eixos temáticos principais.

No primeiro semestre, nossas reflexões se deram em torno do tema “Aliança terapêutica e Cultura”. O tema foi privilegiado em função do “SPR – Society for Psychoterapy Rearch / 48th International Annual Meeting”, realizado em Toronto no Canadá, 21-24 de junho, e para o qual o grupo produziu um trabalho, que foi apresentado nesse encontro pela psicoterapeuta Emília Afrange, presidente da ABRAP (gestão 2015-2017).

No segundo semestre, o mote de nossas reuniões deu-se em torno dos tópicos “Que é Psicoterapia?” e “Diferenças entre Psicoterapia e Terapia”.  Refletimos acerca do que caracterizaria a “Psicoterapia” e o que a diferenciaria de “Terapia”. O tema foi foco de nossa atenção, em função de uma demanda do “Grupo de Trabalho da Psicoterapia” do CRP/SP, sob coordenação do psicólogo Roberto Guerreiro. O GT de Psicoterapia do CRP/SP promoveu um encontro em 30 de setembro para o qual foram convidadas todas as sub-sedes do CRP do estado de São Paulo. No intuito de facilitar uma aproximação da entidade com a ABRAP, nossa presidente e nossa diretora científica foram convidadas. Emilia Afrange e Mathilde Neder compareceram ao encontro. A partir dessa aproximação, a ABRAP convidou Roberto Guerreiro para participar das nossas reuniões científicas, a fim de mantermos a proximidade entre as duas entidades. Há grande diversidade de abordagens dentro do campo “Psicoterapia”, que, apesar de concordarem em vários pontos, possuem paradigmas de trabalho bastante diversos. Como ressaltou nossa diretora, professora Mathilde, na reunião do CRP, falamos sempre em “Psicoterapias”.

Iniciamos as reuniões de 2018 em fevereiro, sob a direção cientifica da professora Mathilde Neder, tendo a ABRAP como presidente a psicóloga Angela Hiluey (gestão 2017-2019). Nas reuniões iniciais desse ano, propusemos os temas que serão foco de nossas reflexões e discutimos sobre a formação dos psicoterapeutas.

 

(*) Cristiane Jatene - Colaboradora das reuniões científicas; Terapeuta Daseinsanalista pela Associação Brasileira de Daseinsanalyse; filiada a International Federation of Daseinsanalyse; Especialista em Terapia de Casal e Familia pela PUC/SP; Acompanhante terapêutico pelo IPQ do HC/SP.