Biblioteca


25/05/2018
Autor: Angela Hiluey
A terapia de troca e de desenvolvimento: uma abordagem neurodesenvolvimental para a intervenção precoce e naturalística dos transtornos do espectro do autismo.
Autoria: Camilla Teresa Martini Mazetto. Prefácio: Catherine Barthélemy. “In Press”


Release “IN PRESS”

A TERAPIA DE TROCA E DE DESENVOLVIMENTO: UMA ABORDAGEM NEURODESENVOLVIMENTAL PARA A INTERVENÇÃO PRECOCE E NATURALÍSTICA DOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO

 

Camilla Teresa Martini Mazetto, Ph.D.

Com prefácio de Catherine Barthélemy

 

Criada na Universidade de Tours (França) há aproximadamente quarenta anos  e introduzida no Brasil há quinze anos, A Terapia de Troca e de Desenvolvimento (TED) foi pioneira em considerar os aspectos neurofisiológicos de base aos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA).

 

Desde sua origem apoia-se em estudos clínicos e em exames neurofuncionais para embasar cientificamente suas práticas, avaliando o alcance de sua influência sobre os processos comunicativos e de interação social, na intervenção precoce.

 

Além disso, é uma abordagem naturalística por excelência, que considera os processos de “aquisição livre” e de “curiosidade fisiológica” para a aprendizagem e o desenvolvimento, i.e, apoia-se no prazer compartilhado para a mobilização das funções de base à comunicação social.

 

A TED propõe um contexto terapêutico semi-estruturado, no qual a criança é apoiada em suas tentativas de comunicação, mesmo que restritas, em um contexto lúdico prazeroso, mas com objetivos claros do ponto de vista desenvolvimental e neurofuncional.

 

Esta obra, inaugural no contexto brasileiro, apresenta de modo simples e claro os princípios teóricos e metodológicos da TED, sua origem e difusão internacional, bem como sua organização geral e as evidências de seu efeito positivo sobre as trajetórias desenvolvimentais de crianças pequenas.

 

Dirigida a profissionais, pais e educadores, este livro descreve estratégias para o contexto terapêutico, familiar e educativo, contribuindo de modo eficaz para a intervenção no campo dos TEA.