Dia Mundial da Saúde mental

10 DE OUTUBRO. DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL. 

Todos os anos, desde quando foi instituído o Dia Mundial da Saúde Mental pela Federação Mundial de Saúde Mental em 1992, busca-se chamar a atenção pública para o assunto.
Isto porque a saúde mental ainda gera preconceito, causa discriminação e estigma, o acesso a serviços de qualidade e a tratamentos eficazes é precário, entre outros motivos.
Apesar desse cenário, cada vez mais, há o reconhecimento do papel importante que a saúde mental desempenha na realização plena do ser humano.
Em junho de 2022, foi publicado e divulgado o Relatório Mundial de Saúde Mental3 da Organização Mundial da Saúde (OMS), a maior revisão mundial sobre saúde mental desde a virada do século.
Esse detalhado trabalho fornece um plano4 para governos, acadêmicos, profissionais de saúde, sociedade civil e outros com a ambição de apoiar o mundo na transformação da saúde mental.
Contudo, são poucos os países que têm uma lei de saúde mental independente ou tem uma autoridade atuante e dedicada a avaliar a conformidade com as necessidades reais da sua população.
Poderíamos, segundo dados dos organismos internacionais, relatar estatísticas preocupantes sobre índices de depressão no mundo, entre outros diversos transtornos mentais que afligem o ser humano na atualidade.

Mas a saúde mental é algo que vai além de estatísticas. É um assunto sério, que diz respeito a como as pessoas se sentem e vivem suas vidas, pois pode prejudicar sua capacidade de se relacionar ou de lidar com as tarefas do dia a dia.
Pode afetar pessoas de qualquer idade, cultura, raça, tribo, religião, formação educacional ou nível social.
Por sua gravidade e tal abarcamento, a Abrap, neste Dia Mundial da Saúde Mental, nos convida a refletir em como podemos fortalecer nosso compromisso no cuidado com a saúde mental das pessoas, seja qual for o espaço em que estejamos atuando como psicoterapeutas.

 

1- DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL 2023. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-da-saude-mental-2023>.
2 Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (2022-)
3 ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE-OPAS-OPAS. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/noticias/17-6-2022-oms-destaca-necessidade-urgente-transformar-saude-mental-e-atencao>.
4 PLANO DE AÇÃO INTEGRAL DE SAÚDE MENTAL 2013–2030. Disponível em: <https://cdn.who.int/media/docs/default-source/campaigns-and-initiatives/world-mental-health-day/2021/mental_health_action_plan_flyer_member_states.pdf?sfvrsn=b420b6f1_7&download=true>.
Por Emília Afrange