O texto produzido pelo grupo Formadores de Psicoterapeutas da ABRAP, intitulado "Reconhecimento e qualificação do psicoterapeuta: condições para a formação especializada" foi apresentado na Plenária do CFP aos 23 de fevereiro e foi bem recebido pelos Conselhos Regionais de Psicologia.
O encaminhamento proposto nessa Plenária foi na direção de que os Conselhos irão promover discussões a partir desse texto já redigido, e representantes desses Conselhos serão designados e estarão presentes a uma nova reunião em abril.
Nessa referida reunião a ABRAP estará presente representada por sua presidente. Será uma nova oportunidade para um diálogo focando as colocações do Sistema Conselhos sobre a proposta encaminhada pela ABRAP referente ao reconhecimento e qualificação do psicoterapeuta.
O resultado desse novo diálogo será apresentado na reunião da APAF, a assembleia que congrega delegados do Sistema Conselhos do país inteiro. Acontecerá no mês de maio próximo. Destaca-se aqui que os Conselhos Regionais de Psicologia estão discutindo esse tema, apoiados por um texto redigido a partir das atividades desenvolvidas pelo grupo de Formadores de Psicoterapeutas da ABRAP.
Se aprovada essa proposta pela APAF, o CFP- Conselho Federal de Psicologia, irá encaminhar uma nota orientativa aos profissionais psicólogos sobre o exercício da psicoterapia.
Essa ação atinge também outros profissionais, pois a psicoterapia não é
uma prática exclusiva dos psicólogos. A ABRAP, assim, argumenta sobre a
necessidade desses profissionais contarem com uma carga horária extra de
estudos que lhes permita adquirir os conhecimentos que não possuam, mas que são
necessários a um psicoterapeuta.