Normatização


22/07/2018
Autor: Angela Hiluey
II Encontro de Formadores(as) de Psicoterapeutas.
Síntese do Encontro ocorrido em 26 de junho de 2018


Nosso Encontro foi produtivo e elencamos alguns tópicos para serem desenvolvidos a partir do material que foi elaborado por alguns dos Institutos, compartilhado entre os integrantes do grupo e posteriormente discutido no Encontro presencial.

Acertamos, no dia 26 de junho, que redigiremos um material com o objetivo de garantir a qualificação dos(as) psicoterapeutas bem como dos Serviços de Atendimento.

Desse material constará:

  • Uma introdução que apresente tanto a caracterização do Processo Formativo para Psicoterapeutas como a definição do termo: Psicoterapia.

A seguir serão desenvolvidos os seguintes tópicos:

a) pré requisitos para um candidato a formação em psicoterapia

b) competências básicas para o reconhecimento do(a) psicoterapeuta

c) metodologia ensino-aprendizagem

d) metodologia de avaliação

Recomendação de critérios para certificação relativa a carga horária: teórica; de atendimento psicoterapêutico; de supervisão; para trabalho de conclusão de curso.


Ficou acertado entre os presentes ao Encontro de 26 de junho que Angela Hiluey iria organizar os tópicos acima, a partir dos dados tabulados. A seguir os presentes a esse Encontro receberão esse material e um pequeno grupo formado entre os presentes ao Encontro  do dia 26 de junho se encarregará de redigir o material propriamente dito.

A partir desse material os próximos passos serão sugeridos por esse GT (grupo de trabalho)  para conhecimento do grupo como um todo.

Agradeço em nome da ABRAP a todos que se uniram a nós em prol da construção de diretrizes que nos permitam garantir uma prática psicoterapêutica de qualidade.

 

Atenciosamente, Angela Hiluey

                           Presidente da ABRAP- Associação Brasileira de Psicoterapia.

                           Gestão 2017-2019.