Notícias



29/12/2019
Autor: Angela Hiluey
Boletim Informativo da Associação Brasileira de Psicoterapia | Nº 9/2019 | Dezembro
Apresentação da Diretoria e Conselhos da ABRAP: Gestão 2019 - 2021

Associados e Associadas da ABRAP,

Concidadãos e Concidadãs, Sociedade Brasileira.

 

Palavra da Presidente

O Final do Ano de 2019 se aproxima a passos largos. Aos 31 de dezembro teremos o marco de passagem de 2019 para 2020.

Apresento a seguir, a Diretoria e Conselhos da ABRAP no período de 2019-2021. Nossas redes sociais continuarão sendo cuidadas pela Dra. Marluce Muniz de Souza Pedro, que nessa gestão assume a 2ª Vice-Presidência. Despeço-me da elaboração dos nossos Boletins e da atualização do nosso site, a partir de 2020 estas responsabilidades passam para nossa Diretora de Publicação, Luana Silva de Lima.

Atenciosamente, Angela Hiluey

                           Presidente da ABRAP - Associação Brasileira de Psicoterapia.

 

CONHEÇA OS MEMBROS DA DIRETORIA E CONSELHOS:

Angela Hiluey – Presidente

Psicóloga, psicoterapeuta, doutora em educação pela USP – Universidade de São Paulo; pós-doutorado em terapia familiar pela UAB –  Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha; psicoterapeuta de casal e família pela Escola de Terapia Familiar da UAB; pesquisadora no Lide/IPUSP; fundadora e diretora do CEF-Centro de Estudos da Família Itupeva – escola associada à RELATES (Rede Europeia e Latino-Americana de Escolas Sistêmicas) e parceira da FACON; coordenadora, docente e supervisora dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento em Terapia de Casal e de Família no CEF; docente da Fetus (Centro de Estudos em Medicina Fetal); delegada titular pela ABRAP na FLAPSI (Federação Latino-americana de Psicoterapia); Psicoterapeuta credenciada pela FLAPSI; representante titular da ABRAP no FENPB (Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira); membro efetivo da EFTA (European Family Therapy Association); membro titular da APTEF (Associação Paulista de Terapia Familiar); membro titular da ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar); Consultora Ad-Hoc da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco); Autora de artigos e capítulos em livros nacionais e estrangeiros.

 

Amélia Thereza de Moura Vasconcellos – 1ª Vice-Presidente

Médica pediatra, psiquiatra e psicanalista especializada em crianças e adolescentes. É fundadora e diretora do IPPIA (Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia de Crianças e Adolescentes). Psicanalista especializada em psicoterapia da criança, adolescente e família. Fundadora e ex-presidente da ABENEPI (Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil); da FLAPIA (Federação Latino-Americana de Psiquiatria da Infância, Adolescência e Família); do Centro de Estudos Luiz Vizonni da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo; Sócia Fundadora e ex-presidente da ABRAP. Autora de livro e capítulos sobre a formação da personalidade.

 

Marluce Muniz de Souza Pedro – 2ª Vice-Presidente

Médica psiquiatra com especialização em crianças e adolescentes, psicanalista e terapeuta familiar. Especialista em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae (1984); Especialista em psicoterapia de criança e adolescente pelo GEPPPI – Centro de Estudos de Psiquiatria, Psicologia e Psicoterapia (1976); Especialista em pediatria (1976;1979); Especialista em Saúde Pública pela USP (1981); Especialista em materno-infantil pela USP (1985); Especialista em psiquiatria e psiquiatria da infância e da adolescência pela Associação Médica Brasileira, Associação Brasileira de Psiquiatria e Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria; Especialista em Terapia de Casal e de Família pelo Instituto Sistemas Humanos (2001); Especialista em Psicoterapia pela Associação Brasileira de Psiquiatria na qualidade de membro efetivo. Foi médica psiquiatra da infância e da adolescência na Escola Paulista da Universidade Federal de São Paulo e auxiliar de ensino do Departamento de Psiquiatria da mesma universidade. Atua em consultório particular desde 1973 como médica psiquiatra e psicanalista.


Mathilde Neder Diretora Científica

Professora e psicóloga da Universidade de São Paulo - USP; PhD em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP; Docente, Professora Titular e Professora Emérita da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Fundadora, Coordenadora e Professora na área de "Psicossomática e Psicologia da Saúde" do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Fundadora, Supervisora e ex-coordenadora do Curso de Especialização em Terapia de Família da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Fundadora e membro da Associação Paulista de Terapia Familiar - APTF e da Associação Brasileira de Terapia Familiar - ABRATEF; Membro da Academia Paulista de Psicologia (Cad. Nº 14); Membro e homenageada pela Associação Brasileira de Medicina Psicossomática; Sócia Fundadora e ex-presidente da Sociedade de Psicologia de São Paulo.

 

Carmefran Viana Araújo Teixeira – Diretora de Afiliação e Divulgação

Psicóloga graduada pela Faculdade Ruy Barbosa-BA; Especialista em Clínica Psicanalítica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Grupo Multireferencial-Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Aperfeiçoamento em Terapia de Casal e Família pelo CEF- Centro de Estudos da Família- Itupeva, e atualmente em formação no curso de Especialização em Terapia de Casal e Família no CEF; Especialista em Terapia de Família, Casal e Indivíduos-Instituto Humanitas; coordenou o Projeto Mulheres em Transformação: ampliando horizontes da Família - Ministério Público (GEDEM)-Salvador; Fundadora e Diretora da Clínica Cuidart Psicologia; Psicóloga-Perito do Trânsito-CESMAC-Centro Universitário Maceió. Atuou como docente e supervisora na área de Psicologia na Faculdade Ruy Barbosa-BA.


Luana Silva de Lima – Diretora de Publicação

Graduação em Psicologia – Faculdade Ruy Barbosa Devry-BA; Pós Graduação Lato Sensu/Especialização em Terapia de Casal e de Família pelo CEF - Centro de Estudos da Família Itupeva / Faculdade de Conchas - FACON; Curso de Aperfeiçoamento em Terapia de Casal e de Família pelo CEF / Faculdade de Conchas - FACON; Psicoterapeuta individual e de grupo no Projeto: Mulheres em Transformação: ampliando horizontes da Família – GEDEM (Ministério Público da Bahia) (2015 – 2018); atua como Psicóloga Clínica na Cuidart Psicologia.

 

Ivonise Fernandes da Motta – Diretora de Eventos

Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1976); mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é Professora Livre-Docente no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Orientadora do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Clínica. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Psíquico e a Criatividade em Diferentes Abordagens Psicoterápicas (LAPECRI), do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, desde 1990. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, Winnicott, diagnóstico, psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos e, tem como principal linha pesquisa a Psicologia Clínica. 

 

Renata Cunha Hora de Magalhães – Diretora de Secretaria

Psicóloga, Especialista em Terapia de Casal e Família pelo CEF- Centro de Estudos da Família Itupeva; Aperfeiçoamento em Terapia de Casal e Família  pelo CEF- Centro de Estudos da Família Itupeva; Ao longo do percurso profissional, realizou atendimentos em contextos diversificados: clínico, internação hospitalar psiquiátrica, hospital dia, atenção ambulatorial especializada e locais de vulnerabilidade social. Atua na clínica em atendimento individual, casais, famílias e grupos orientada pela abordagem sistêmica integrativa.

 

Rachel Zausner Skarbinik – Diretora Tesoureira

Sócia SeR – Psicologia, Pós-graduada em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica de SP. Certificações Internacionais em Executive e Life Coach pelo ICI e Wellness e Health Coaching. Co-autora de vários livros no tema do bem-estar e coaching como o “Manual Completo de Coaching” (Ed. Ser Mais).