Notícias


09/02/2018
Autor: Angela Hiluey
Boletim Informativo da Associação Brasileira de Psicoterapia | Nº 1/2018 | Fevereiro
ABRAP ELEGE NOVA DIRETORIA E CONSELHOS

ABRAP ELEGE NOVA DIRETORIA E CONSELHOS

Neste último 17 de dezembro de 2017 a ABRAP- Associação Brasileira de Psicoterapia elegeu a nova Diretoria e Conselhos que estarão a frente de nossa entidade pelos próximos dois anos.

Tenho a satisfação de me apresentar na qualidade de Presidente, bem como a nossa chapa eleita.

Temos por objetivo dar continuidade às diversas iniciativas de diálogo e pesquisa em que a ABRAP tomou e tomará parte, sempre procurando cooperar com a promoção da saúde humana.

Aspiramos criar novas parcerias e aprofundar as já existentes com entidades afins, tanto nacionais quanto internacionais, procurando dar nossa contribuição na construção de um amanhã que permita um existir humano digno.

Retomando Antonio Machado:

Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”

E assim no mês de março iniciaremos o Diálogo com os Formadores de Psicoterapeutas. Objetiva-se conhecer as conquistas e dificuldades vividas nesse processo de formação para delinearmos juntos propostas de ação visando a efetiva aplicabilidade de nossos conhecimentos sobre psicoterapia para a nossa sociedade.

Atenciosamente,  Angela Hiluey

                           Profa. Dra. Angela Hiluey

                           Presidente da ABRAP - Associação Brasileira de Psicoterapia 2017-2019

 

CONHEÇA OS MEMBROS DA DIRETORIA E CONSELHOS:

Angela Hiluey – Presidente

Psicóloga, psicoterapeuta, pós-doutorado em terapia familiar pela Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha; doutora em educação pela USP – Universidade de São Paulo; pesquisadora no Lide/IPUSP; fundadora e diretora do CEF-Centro de Estudos da Família Itupeva – escola associada à RELATES (Rede Europeia e Latino-Americana de Escolas Sistêmicas) e parceira da FACON; coordenadora, docente e supervisora de dois Cursos de Pós Graduação Lato Sensu: Especialização e Aperfeiçoamento em Terapia de Casal e de Família no CEF; docente da Fetus (Centro de Estudos em Medicina Fetal); delegada pela ABRAP na FLAPSI (Federação Latino-americana de Psicoterapia); Psicoterapeuta credenciada pela FLAPSI; representante no FENPB (Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira); membro efetivo da EFTA (European Family Therapy Association); membro titular da APTEF (Associação Paulista de Terapia Familiar); membro titular da ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar); Consultora Ad-Hoc da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco); Autora de artigos e capítulos em livros nacionais e estrangeiros.

Emilia Aparecida Calixto Afrange – Vice-Presidente

Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Psicodinâmica, Psicanalista. Professora e Supervisora do Instituto Sedes Sapientiae. Fundadora da ABRAP (Associação Brasileira de Psicoterapia); Presidente da FLAPSI - Federação Latino-Americana de Psicoterapia; Delegada Brasileira na FLAPSI; integrante do FENPB (Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira); Membro da SPR (Society Psychotherapy Research); Membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Co-coordenadora do Serviço de Psicologia do Ambulatório de Prematuros do Departamento de Pediatria da UNIFESP. Diretora de Relações Institucionais da ONG Mamãe Associação de Assistência a Criança Santamarense

Mathilde Neder Diretora Científica

Professora e psicóloga da Universidade de São Paulo - USP; PhD em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP; Docente, Professora Titular e Professora Emérita da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Fundadora, Coordenadora e Professora na área de "Psicossomática e Psicologia da Saúde" do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Fundadora, Supervisora e ex-coordenadora do Curso de Especialização em Terapia de Família da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Fundadora e membro da Associação Paulista de Terapia Familiar - APTF e da Associação Brasileira de Terapia Familiar - ABRATEF; Membro da Academia Paulista de Psicologia (Cad. Nº 14); Membro e homenageada pela Associação Brasileira de Medicina Psicossomática; Sócia Fundadora e ex-presidente da Sociedade de Psicologia de São Paulo.

Ana Patrícia de Sá Leitão Peixoto – Diretora de Afiliação e Divulgação

Diretora do IPS-Natal/RN. Psicóloga, Psicoterapeuta Biossistêmica (SISPB, Bologna, Itália). Certificado de Psicoterapeuta Biossistêmica reconhecido pela Federação Latino Americana de Psicoterapia. Formação em Análise Bioenergética (IIBA, Nova York, EUA) e Biossintese (CBI, Hiden, Suiça). Supervisora em psicoterapia corporal; coordena workshop na área clínica e educacional; atua em clinica privada desde 1985. Coordenadora local da Formação Internacional em Psicoterapia Biossistêmica e Trauma pelo método Somatc-Memory-Sistems, em Natal/RN. Diretora da DIALOGOS/DIALOGHI revista Ítalobrasileira de Psicoterapia e Biossistêmica. 

Arianne Monteiro Melo Angelelli – Diretora Secretária

Psiquiatra da infância e adolescência; Psiquiatra com ênfase nos transtornos do ciclo gravídico puerperal; Psicoterapeuta com formação pelo IPPIA Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e Adolescência. Colaboradora e pesquisadora do ProMulher- programa de pesquisa e assistência aos transtornos psíquicos do ciclo reprodutivo feminino do HC-USP. Docente e participante da equipe clínica do Instituto de Psicologia Perinatal-GERAR. Médica colaboradora da Casa Curumim-espaço multiprofissional especializado em aleitamento materno

Rachel Zausner Skarbinik – Diretora Tesoureira

Sócia SeR – Psicologia, Pós-graduada em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica de SP. Certificações Internacionais em Executive e Life Coach pelo ICI e Wellness e Health Coaching. Co-autora de vários livros no tema do bem-estar e coaching como o “Manual Completo de Coaching” (Ed. Ser Mais).

Sâmia Aguiar Brandão Simurro – Diretora de Publicação

Psicóloga. Mestre em Neurociências e Comportamento pela Psicologia da Universidade Federal de São Paulo (USP). Especialista em Psicossomática, Stress, Psicologia da Saúde e Hospitalar. Coordenadora do Curso de Extensão em Bem-Estar e Qualidade de Vida da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC). Professora do Curso de MBA da Universidade São Camilo em Gestão de Programas de Qualidade de Vida. Sócia - Fundadora da Empresa SeR – Psicologia. Vice-Presidente de Projetos da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). Consultora em Stress e Saúde Mental nas Organizações. Palestrante em temas voltados para os aspectos de Qualidade de Vida, Stress e Saúde Mental. Co-autora dos livros: Manual Completo de Coaching; Guia Prático de Qualidade de Vida: Como Planejar e Gerencia o Melhor Programa para a sua Empresa; Prêmio Nacional de Qualidade de Vida: A Trajetória de uma Década; Introdução à Psicossomática.

José Ricardo Pinto Abreu – Diretor de Eventos

Médico formado pela Famed / UFRGS. Psiquiatra formado pelo Curso de Especialização da UFRGS. Mestre pela UFRGS. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre. Fundador e ex-presidente da FLAPSI. Professor de Medicina na UFRGS (1979-2014) e na Fundação Mario Martins nos cursos de Especialização em Psiquiatria e Psicoterapia, onde é supervisor e consultor. Pesquisa e publica nas revistas especializadas em Psiquiatria e Psicoterapia, tem participação como co-autor em livros da especialidade. Exerce atividades profissionais atendendo adultos em consultório privado em psicoterapia e em psicanálise em Porto Alegre. Fundador da ABRAP.

Amélia Thereza M. Vasconcellos – Conselho Supervisor

Médica pediatra, psiquiatra e psicanalista especializada em crianças e adolescentes. É fundadora e diretora do IPPIA (Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia de Crianças e Adolescentes). Psicanalista especializada em psicoterapia da criança, adolescente e família. Fundadora e ex-presidente da ABENEPI (Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil); da FLAPIA (Federação Latino-Americana de Psiquiatria da Infância, Adolescência e Família); do Centro de Estudos Luiz Vizonni da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo; e da ABRAP. Autora de livro e capítulos sobre a formação da personalidade.

Plinio Luiz Kouznetz Montagna – Conselho Supervisor

Médico psiquiatra, psicanalista. Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Psiquiatria, Pós Graduado em Psiquiatria pela University of London, foi Clinical Assistant do Maudsley Hospital, Londres, Mestre em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ex-docente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Psicodramatista pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo, Psicanalista didata e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Psicoterapeuta pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Foi presidente das entidades:  Sociedade de Psicodrama de São Paulo, Sociedade Brasileira de Psicanalise de São Paulo, Associação Brasileira de Psicanálise, Associação Brasileira de Psicoterapia. Atualmente exerce o cargo de Chair do Comitê de Psicanálise e Lei. Presidente do Comitê de Psiquiatria Forense da Associação Paulista de Medicina. Conferencista em várias cidades do Brasil e do exterior – Buenos Aires e Lima, Peru. Diversos trabalhos publicados em revistas especializadas no Brasil, Argentina e Portugal. Autor de capítulos de livros, Coeditor do livro “Álbum de Família “, Casa de Psicólogo, 1994, Editor do Livro Dimensões: Psicanálise, Brasil, São Paulo, Ed SBPSP, São Paulo, 2012.

Rubens Kignel – Conselho Supervisor

Bacharel em “Ciências Econômicas” São Paulo (1970 a 1974) Faculdades Metropolitanas Unidas - São Paulo. Psicoterapeuta pelo: “Gerda Boyesen Institute for Biodynamic Psychology” Londres - Inglaterra -1976-1980. Psicoterapeuta pelo: “International Institute for Somatic Psychotherapy Biosynthesis” - Zurich  - Suíça -1980-1986. Professor e supervisor em Psicoterapia: Brasil, Inglaterra, França, Italia, Hungria, Alemanha, Japão e outros países. Mestre strictu senso em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, 2004. Doutor em Comunicação – Universidade de Bologna – 2010.

Grazieta Botelho Megale – Conselho Fiscal

Psicóloga formada pela PUC- Campinas, especialista em psicologia clínica, com aperfeiçoamento no Departamento de Psiquiatria da Unicamp, e no IPPIA-Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e Adolescência, onde atuou com professora e supervisora. Atuação em consultório particular.

Maria Rosa Spinelli – Conselho Fiscal

Psicóloga Clínica e pedagoga. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP – Núcleo de Psicossomática e Psic. Hospitalar, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP – Núcleo de Psicossomática e Psic. Hospitalar, Parecerista de Revistas Cientificas pelo Scielo, CFP, Revista Mal-estar e Subjetividade. Professora do Educatie em Psicogerontologia. Membro de Banca Examinadora de Teses no Instituto de Psicologia da USP e da Faculdade de Saúde Pública. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática – S.P. ABMPSP (duas Gestões). Ex-Presidente Nacional da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática. Coordenadora Cientifica da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática Nacional ABMP. Coordenadora do Livro Introdução a Psicossomática pela Ed. Atheneu, 2010. Diretora Científica da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática Regional - SP (2 gestões até 2007). Coordenadora, Professora e Supervisora de Psicologia e Psicossomática no Curso de Psicossomática da ABMP-SP e da APM. Membro Clínico pela ALAT – Argentina. Membro Honorário da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática-SP. 

Marluce Muniz de Souza Pedro – Conselho Fiscal

Médica psiquiatra com especialização em crianças e adolescentes, psicanalista e terapeuta familiar. Especialista em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae (1984); Especialista em psicoterapia de criança e adolescente pelo GEPPPI – Centro de Estudos de Psiquiatria, Psicologia e Psicoterapia (1976); Especialista em pediatria (1976;1979); Especialista em Saúde Pública pela USP (1981); Especialista em materno-infantil pela USP (1985); Especialista em psiquiatria e psiquiatria da infância e da adolescência pela Associação Médica Brasileira, Associação Brasileira de Psiquiatria e Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria; Especialista em Terapia de Casal e de Família pelo Instituto Sistemas Humanos (2001); Especialista em Psicoterapia pela Associação Brasileira de Psiquiatria na qualidade de membro efetivo. Foi médica psiquiatra da infância e da adolescência na Escola Paulista da Universidade Federal de São Paulo e auxiliar de ensino do Departamento de Psiquiatria da mesma universidade. Atua em consultório particular