Notícias



02/09/2020
Autor: Angela Hiluey
Boletim Informativo da Associação Brasileira de Psicoterapia | Nº 12/2020 | Agosto


Associados e Associadas da ABRAP,

Concidadãos e Concidadãs, Sociedade Brasileira.

 

Palavra da Presidente

 

Vamos retomar agora no mês de agosto, a história na qual somos narradores e personagens: a da nossa vida na ABRAP.

Seguimos à disposição dos psicoterapeutas e da população como um todo enquanto ao mesmo tempo fomos reforçando os vínculos com as diferentes entidades do campo do conhecimento. Estamos em constante atividade de pensar e para tanto as reuniões com colegas, as Lives e os Diálogos Interativos ofereceram e oferecem o contexto propício a esse pensar.

Afinal como escreveu Rubem Alves (1999):

Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem.

Dentre as pessoas pensantes temos quem comemorou nesse mês o seu dia. Essa data permite que através da comemoração, nesse ritual ressaltemos seu exercício. Os médicos e médicas psiquiatras, aos 13 de agosto e as psicólogas e os psicólogos aos 27 de agosto puderam, então, ser homenageados.

Colegas que atuam para a prevenção e a promoção da saúde mental de nosso povo. Aspiramos que uma rica produção de pensamentos os acompanhe para enfrentarem os desafios presentes em suas práticas. A ABRAP parabeniza vocês demonstrando reconhecimento e valorização por suas atuações.

A ABRAP segue se ocupando do tema do reconhecimento do(a) psicoterapeuta e das condições para uma formação qualificada, pois tanto os(as) psicoterapeutas merecem tal reconhecimento, assim como nossa população o merece.

Visualizou-se para o formato desse Boletim ABRAP, uma recuperação da história de nossa vida na ABRAP desde o primeiro semestre de 2020. Essa retrospectiva se fará presente através de links diretos ora para nosso site ora para nosso canal ABRAP no Youtube, que permitem ao leitor conhecer nosso percurso até o momento e ao mesmo tempo conhecer as atividades já planejadas para o futuro.

Uma das maneiras de que dispomos para apresentar essas atividades e compartilhar informes é o nosso site www.abrap.org em especial na seção ABRAP INFORMA. Outra maneira é este boletim periódico, o qual também inserimos no site, além de divulgar por e-mail, e pelas redes sociais a cargo de nossa 2ª vice-presidente a Dra. Marluce Muniz de Souza Pedro: Facebook- @ABRAP.org.br; chamadas pelo Twitter- @ABRAP_ABRAP; e Instagram- oficialabrap.

Esta é a 12ª edição do nosso boletim informativo.

Iniciamos como informado com a nossa retrospectiva histórica:

Ministrantes: Juan Luis Linares (Espanha); Regina Giraldo (Colômbia); Matteo Selvini (Itália); Rita Sanchez (Brasil); Luciano de Gois Vasconcelos (Brasil); Marluce Muniz de Souza Pedro (Brasil)

Moderadora: Angela Hiluey

Ministrantes: Gianmarco Manfrida e Valentina Albertini

Moderadoras: Angela Hiluey e Marluce Muniz de Souza Pedro

  • 13 de junho- A Acreditação da Psicoterapia na Espanha. Subsídios para continuar desenvolvendo os procedimentos brasileiros de acreditação: https://youtu.be/br53Tk7oR8g

Ministrantes: Javier Ortega e María José Duran

Moderadoras: Angela Hiluey e Maria Clara Nassif

  • 26 e 27 de junho- Abertura do I Seminário Interativo Nacional Virtual: https://youtu.be/MFk5npnNiog
  • 26 e 27 de junho- PDF das apresentações de ministrantes que utilizaram slides no Seminário: Dr. Eduardo Isfer; Dr. Saul Cypel; Dra. Rita Sanchez; Profa. Beatriz de Paula Souza; Dra. Aceli de Assis Magalhães; Dr. Claudinei Affonso; Dra. Maria Julia Kovács. Acesse o PDF das apresentações AQUI Agradecemos a vocês por possibilitarem essa divulgação de seus slides.

Título: O ser humano e a psicoterapia nos dias atuais: a construção do fazer psicoterapêutico.

Temas: Nascimento; Infância; Adolescência; Vida familiar; Educação; Questões de gênero; Vida profissional; Lazer; Medicação; Vida e Morte.

Agradecemos aos e as ministrantes, aos moderadores e as moderadoras, aos e as participantes desse Seminário Interativo Virtual pela disponibilidade mostrada para dialogar. Essa interlocução gerou significativas considerações que favoreceram o despontar de novas ideias que seguramente nos enriqueceram.  Esperamos que novos desdobramentos tenham seguido sendo possíveis.

 

Aos 19 de julho aconteceu a Live- “Psicologia Clínica: limites e Possibilidades durante a Pandemia” organizada pelo Conslho Regional de Psicologia de São Paulo. Nossa presidente, Angela Hiluey lá esteve a convite do CRP-06 para, em companhia de Davi Rodriguez R. Fernandes, e contando com a moderação de Sarah Faria A. Teixeira Conselheira do 16º Plenário, dialogar sobre esse enfoque.

A realização dessa Live mostrou a parceria entre a ABRAP e o CRP-06 que nos é tão significativa.  Foi-nos possível destacar a contribuição que a Psicologia Clínica oferece ao nosso povo a partir da caracterização da mesma e de sua inserção em diferentes contextos.  O diálogo seguiu animado por nossa moderadora e refletimos e delineamos com cores fortes a esperança de virmos a seguir desenvolvendo constantemente práticas efetivas para cada situação na qual o/a psicóloga(o) clínica(o) esteja envolvida(o). Destacou-se a importância da contribuição entre colegas em função das interlocuções.

E aos 28 de agosto de 2020 aconteceu o Diálogo Interativo Virtual “Coaching e Psicoterapia: Possíveis diálogos sobre viabilidade e limites”, focando a teoria, a prática e o/a profissional que realiza o Coaching, com o Prof. Dr. George Barbosa. Através dessa proposta instigante o Dr. George nos mostrou os três principais pilares do coaching: a teoria, a prática e o/a profissional que realiza. Especificou que a teoria se organiza em torno dos mecanismos de mudanças nas pessoas, enquanto a prática se estrutura a partir de métodos efetivamente comprovados e ratificados por pesquisas científicas e que o/a profissional deve possuir reconhecimento de uma instituição formal. A partir desse embasamento teórico/ técnico o Dr. George conduziu os participantes/interlocutores para entrarem num debate focando viabilidades e limites quando se fala de Coaching e Psicoterapia.

Visualizou-se com nitidez ser fundamental para o reconhecimento de um profissional seja no Coaching seja na Psicoterapia, que se pautem numa formação sustentada por critérios específicos. Focando-se a formação dos psicoterapeutas objetiva-se que tal formação fomente o aparecimento da Confiança tanto nos psicoterapeutas em si mesmos como em decorrência de sua atuação nos consultantes.

O Dr. George disponibilizou seu material de apresentação em PDF e isso permite que o compartilhemos com vocês. Agradecemos ao Dr. George por ter estado conosco e por esse material disponibilizado. Acesse o PDF da apresentação AQUI

 

Reunião Científica ABRAP

Nossa Reunião Científica, coordenada por nossa Diretora Científica Profa. Dra. Mathilde Neder, seguirá acontecendo tão logo sejam possíveis reuniões presenciais.

Nossa diretora científica ainda não domina os recursos tecnológicos. Usamos o termo “ainda”, pois a Dra. Mathilde repete sistematicamente que vai aprender.

O espaço é aberto à participação até mesmo de não associados ABRAP. Inscreva-se através do e-mail: secretaria@abrap.org quando as reuniões presenciais forem seguras.

 

A prática psicoterapêutica no Século XXI.

O conhecimento produzido no campo da Psicoterapia ao longo do tempo nos permite visualizar os desafios advindos dessa própria evolução. Seguimos enriquecendo esse tópico dedicado a Psicoterapia no Século XXI graças a participação de colegas que nos brindam com suas obras.

Nessa edição de nosso Boletim temos a satisfação de mostrar uma nova produção de nossa colega a psicoterapeuta Chiara Benini. Nossa colega italiana é docente no Centro de Estudos e Aplicação da Psicologia Relacional de Prato (CASAPR).

Seu artigo intitulado “Significados partilháveis para a família adotiva. O Modelo de Realidade Compartilhada no trabalho sobre adoções”. Faz-se aqui uma breve apresentação do artigo de nossa colega. Benini mostra na família adotiva de multiculturalidade a relevância dos significados atribuídos por cada um a palavra e comportamentos. A autora mostra que devido a tal condição há a necessidade de trabalhar na construção de significados compartilhados. O leitor contará, então com algumas reflexões de Benini apoiadas em exemplos clínicos nos quais se visualiza as dificuldades de compreensão entre adotantes e adotados e a utilização do Modelo de Realidade Compartilhada nos casos de adoção. Argumenta assim a autora sobre a utilidade desse Modelo para o trabalho de reconstrução das histórias e identidades destes menores. Agradecemos a Chiara Benini, também, por nos oferecer seu artigo traduzido por ela mesma para o português. Veja o artigo AQUI.

 

ABRAP contribuiu na realização do Volume de número 3: Retrato da Psicologia Brasileira no Cenário da COVID-19. Livro organizado pela SBPOT- Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho a quem reiteramos nosso reconhecimento por sua iniciativa para a organização desse livro parabenizando a SBPOT ao mesmo tempo que agradecemos por ter a SBPOT propiciado que a ABRAP através da Profa. Dra. Angela Hiluey pudesse graças a parceria com a Profa. Dra. Ana Claudia Souza Vazquez (ABP+); a Profa. Dra. Thatiana Helena de Lima (IBAP); a Profa. Dra. Sonia Regina Pasian (ASBRo);a  Profa. Dra. Manoela Ziebell de Oliveira(ABOP); a Profa. Dra. Alyane Audibert (ABOP) escrever sobre a “ Adaptação da Atuação Psicodiagnóstica, Psicoterapêutica e em Orientação de Carreira em meio à Pandemia. Demos assim a nossa contribuição em função de uma parceria onde circulou o reconhecimento e a valorização pela contribuição de cada uma das autoras. Que nós os profissionais possamos seguir dialogando em contextos onde tais condições se façam presentes, pois tais condições favorecem inegavelmente o exercício do pensar o qual é fundamental para virmos a construir novas alternativas para o fazer psicológico dada a especificidade de cada época e local de atuação. Veja o Vol.3 AQUI

 

Parceria Editora Juruá e a ABRAP.

Livros com 20% de desconto.

Mais de 4000 obras com 20% de desconto para associados ABRAP. Saiba mais AQUI.

 

Cronograma de Eventos para 2020 e 2021:

 

Entrevista ABRAP/ ABRATEF com:

Matteo Selvini, co-diretor da Escola de Psicoterapia Mara Selvini Palazzoli, a Escola de Milão

Data 03 de outubro de 2020 das 11hs às 12h30min

Plataforma: Canal do Youtube da ABRAP

Save the date: 03 de outubro de 2020. Saiba mais em breve

 

Diálogo Interativo Virtual

Ministrante: Profa. Dra. Christina Rib Neder Cerezetti

Data: 30 de outubro de 2020 das 20h15min às 22hs.

Save the date: 30 de outubro de 2020. Saiba mais em breve

 

XIII Congresso de Psicoterapia de FLAPSI y IV Congresso Uruguayo de Psicoterapia.

Nova data confirmada devido a pandemia do Covid-19

Data 20, 21 e 22 de maio de 2021

Local: Radisson Victoria Plaza Hotel, Montevidéo- Uruguai.

Save the date: 20 a 22 de maio/2021. Saiba mais AQUI.

 

14º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar

As Competências do Terapeuta nos Múltiplos Contextos Humanos

Nova data confirmada devido a pandemia do Covid-19

Data 13, 14 e 15 de maio de 2021

Save the date: 13 a 15 de maio/2021. Saiba mais AQUI

 

XVII Congreso Relates 2021

Narração e outros enfoques da psicoterapia relacional sistêmica

Data: 24 a 26 de junho de 2021.

Local: Cidade de PRATO, Itália

Save the date: 24, 25 e 26 de junho de 2021. Saiba mais AQUI

 

 

Esperamos encontrar vocês em outras oportunidades ao longo de 2020.

 

Diretoria e Conselhos ABRAP- Associação Brasileira de Psicoterapia.

 

Atenciosamente, Angela Hiluey

                            Presidente da ABRAP- Associação Brasileira de Psicoterapia

                            Gestão 2019-2021