Notícias



05/05/2021
Autor: Angela Hiluey
ABRAP realiza: II Seminário Nacional Interativo Virtual – save the date: 27 e 28 de agosto de 2021

Título: A psicoterapia no mundo contemporâneo: definindo a psicoterapia e quem a pode realizar

 

Comissão organizadora: Profa. Dra. Angela Hiluey; Espec. Rachel Zausner Skarbnik; Espec. Renata Magalhães

Comissão científica: Dr. Waldemar José Fernandes; Profa. Dra. Mathilde Neder; Profa. Dra. Angela Hiluey


Ministrantes: 

Prof. Dr. Héctor Fernández-Álvarez

Conferência Inaugural: El porvenir de la Psicoterapia

                                     O futuro da Psicoterapia

Currículo- Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidad Nacional de San Luis, Presidente Honorário da Fundação Aiglé onde atua como psicoterapeuta, docente, supervisor, investigador. Desde 2001 até agora, diretor do programa de formação e treinamento de pós-graduação em psicoterapia da Fundação Aiglé. Diretor da carreira de especialização em psicoterapia cognitiva pela Fundação Aiglé e a Universidade Nacional de Mar del Plata, Argentina. Diretor da carreira de especialização em psicoterapia individual e psicoterapia familiar pela fundação Aiglé e a Universidade Nacional de Mar Del Plata em conjunto com o Ackermann Institute for the Family Nova Iorque, professor convidado em diversos países.

 

Espec. Odelis Basile

Título: Equilíbrio Instável 

Currículo- Psicóloga e psicanalista, especialista em psicoterapia psicanalítica pela Universidade de São Paulo, especialista em psicoterapia psicodinâmica com base psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae, membro da Associação de Psicoterapia Psicanalítica, APP. Autora de artigos da área em revistas, blogues e livros.

 

Profa. Dra. Solange Emílio

Título: Psicoterapia de e em grupos e nas e das instituições. Qual é a formação necessária aos profissionais? 

Currículo: Psicóloga clínica (CRP 06/44593), com atendimento a indivíduos, casais, famílias e grupos. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e em processo de finalização do pós-doutorado em Psicologia Clínica pela USP. Membro do grupo de pesquisa CLIGIAP (Clínica de Grupos e Instituições: Abordagem Psicanalítica). Presidente do NESME (Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares). Professora do curso de Graduação em Psicologia da PUC-SP e dos cursos de mestrado e doutorado em Psicologia Educacional do UNIFIEO. 

 

Profa. Dra. Angela Hiluey

Título- Ser, pensar e fazer em psicoterapia de casal e de família: competências a desenvolver.

Currículo- Psicóloga, psicoterapeuta credenciada pela FLAPSI, presidente da ABRAP(gestão 2019-2021 e 2017-2019); doutora em educação pela FEUSP; pós doutorado em terapia familiar pela UAB-Espanha; professora convidada por programas de pós-graduação; diretora do CEF-Centro de Estudos da Família Itupeva, escola associada a RELATES-rede europeia e latino-americana de escolas sistêmicas; Coordenadora, docente e supervisora dos Cursos de Especialização Aperfeiçoamento em Terapia de Casal e de Família no CEF. Colaboradora pela ABRAP do Conselho Federal de Psicologia sobre a formação e exercício em psicoterapia.

 

Profa. Dra. Silvia Renata Lordello

Título: (a confirmar)

Currículo- Psicóloga e Pedagoga pela Universidade de Brasília, com mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura e da graduação em Psicologia na Universidade de Brasília.É coordenadora do Laboratório de Família, Grupos e Comunidade (LABFAM), na UnB. Orienta mestrado e doutorado em temas relacionados às Intervenções Psicossociais no campo das vulnerabilidades. Desenvolve orientações também no campo das Intervenções terapêuticas, principalmente voltadas aos adolescentes e jovens e suas famílias, na abordagem sistêmica.

 

Profa. Dra. Glaucia M. A. Rocha

Título: "Ciência e arte na prática da psicoterapia"

Currículo: Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica e Doutora em Psicologia pela PUC Campinas. Foi membro da Society for Psychotherapy Research (SPR) por 10 anos e atualmente é membro da Society for Exploration of Psychotherapy Integration (SEPI).

É professora adjunta no Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins com foco em Psicoterapia Breve Psicodinâmica e Avaliação Psicológica.

 

Prof. Dr. Tales Vilela Santeiro

Título: Processo de pesquisa e(m) grupos: brincar aprender pensar

Currículo: Professor Associado do Departamento de Psicologia, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

 

Profa. Dra. Christina Neder 

Currículo- Profa. Dra. Christina Neder- Psicóloga. Doutora em Psicologia Clinica pela USP. Terapeuta Familiar Sistêmica pela Faculdade de Medicina da USP. Curso de Práticas Construtivistas pela Universidade da California- Santa Bárbara. Consteladora Familiar formada pela Faybel com estágio pela Livre Universidade de Samadeva. Uma das autoras do Projeto Pedagógico para criação do curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo. Professora convidada em cursos de Pós Graduação. Autora do Jogo Secreto do dinheiro-frases para refletir e do Jogo da Vida com Propósito. Autora dos livros- Psicologia Hospitalar: Por onde caminhamos; e de Psicologia nas Organizações de Saúde.

 

Profa. Dra. Iraní Tomiatto de Oliveira

Currículo- Psicóloga, especialista, mestre e doutora em Psicologia Clínica. Psicoterapeuta, atua com psicoterapia psicodinâmica e psicoterapia psicodinâmica breve de adultos e crianças desde 1976. Tem ampla experiência com formação de psicólogos e de psicoterapeutas. Diretora da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia em três gestões, entre 2011 e 2019. Colaboradora do Conselho Federal de Psicologia em temas relacionados à formação e psicoterapia.

 

Psicoterapeuta Matteo Selvini

Título- A Psicoterapia e suas perspectivas futuras 

Currículo- Especializado em Psicologia pela Universidade Católica de Milão; Diplomado em Filosofia pela l’Università Statale di Milano. Co-diretor da Escola Mara Selvini Palazzoli de Milão. Iniciou seu percurso profissional no contexto psiquiátrico. Desde 1980 atua como docente e supervisor clínico, colabora com diversas USL, Instituto de medicina assistencial e escola de formação para trabalhadores sociais e psicoterapeutas. Sempre trabalha em equipe. Ocupou-se e segue se ocupando das pesquisas sobre os resultados das terapias sistêmicas; do papel dos pais nas famílias e nas terapias; dos diagnósticos de personalidade. Em suas pesquisas mais recentes se dedica ao apego desorganizado e aos percursos traumáticos no desenvolvimento da criança. Seu mais recente livro “Entrare in terapia – le sette porte della terapia sistemica” será  publicado em português.


Moderadores:

 

Dra. Marluce Muniz

Currículo- Dra. Marluce Muniz de Souza Pedro- Médica psiquiatra com especialização em crianças e adolescentes, psicanalista, terapeuta familiar. Especialista em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae (1984); Especialista em psicoterapia de criança e adolescente pelo GEPPPI – Centro de Estudos de Psiquiatria, Psicologia e Psicoterapia (1976); Especialista em Terapia de Casal e de Família pelo Instituto Sistemas Humanos (2001); Especialista em Psicoterapia pela Associação Brasileira de Psiquiatria na qualidade de membro efetivo. Foi médica psiquiatra da infância e da adolescência na Escola Paulista da Universidade Federal de São Paulo e auxiliar de ensino do Departamento de Psiquiatria da mesma universidade. Atua em consultório particular desde 1973 como médica psiquiatra e psicanalista.

 

Espec. Maria Clara Nassif

Currículo- Psicóloga, psicoterapeuta. Certificada formadora de psicoterapeutas nos Métodos Ramain e DIA-LOG pela Association Simonne Ramain Internationale (ASRI). Formadora à Terapia de Troca e Desenvolvimento (TED) certificada pela Université François Rabelais, Tours. Sócia Fundadora da Cari Psicologia e Educação. 

 

Profa. Dra. Ivonise Fernandes da Motta

Currículo- Psicóloga; mestrado (1984) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Livre-Docente no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Orientadora do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Clínica. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Psíquico e a Criatividade em Diferentes Abordagens Psicoterápicas (LAPECRI), do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, desde 1990. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise.

 

Espec. Beatriz Silverio Fernandes

Psicóloga clínica, professora e fundadora do Nesme e da Spagesp. Membro do Conselho Supervisor da ABRAP (gestão 2019-2021). Organizadora e autora de capítulos em livros, autora de artigos nacionais e internacionais. Editora da Revista Vínculo até o ano de 2020.

 

Profa. Me. Pricila Pesqueira de Souza

Psicóloga, coordenadora do núcleo de clínica da comissão de saúde do CRP-14, professora na Unigran- Universidade da Grande Dourados, psicanalista, mestre em psicologia pela UEM, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, membro do Instituto Ágora.

 

Psicoterapeuta Gustavo Lacatus

Psicólogo, psicoterapeuta, conselheiro do XIV Plenário do Conselho Regional do Paraná, especialista em "atenção integral à saúde", terapeuta DIR/Floortime pelo Interdisciplinary Council on Development and Learning.

 

Dr. Waldemar José Fernandes

Currículo- psiquiatra clínico e psicoterapeuta; Membro fundador e docente do NESME– Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares, e da SPAGESP – Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo; Membro fundador da ABRAP e membro do Conselho Supervisor( gestão 2019-2021)– Associação Brasileira de Psicoterapia; Organizador do Livro “Grupos e Configurações Vinculares” e de vários artigos nacionais e internacionais.

 

Prof. Dr. Claudinei Affonso

Currículo- Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Professor da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC SP, professor dos cursos de extensão universitária do COGEAE da PUC-SP - Neuropsicologia, Psicanálise, estudo de técnicas projetivas. Pesquisador da primeira infância, com foco nas ações preventivas de saúde para crianças e adolescentes. Profissional da área clínica e comunitário com fundamentação teórica em Psicanálise.


CRONOGRAMA

Dia 27 de agosto (primeira parte):

 

13h30 às 14h30: Abertura e Conferência Inaugural

Ministrante: Héctor Fernández Álvarez

Conferência Inaugural: El porvenir de la Psicoterapia

                                      O futuro da Psicoterapia 

15h00 às 17h30:   Apresentação de trabalhos inscritos

Após as apresentações: considerações da moderação (05min para cada moderadora: Pricila Pesqueira de Souza; Marluce Muniz) e a seguir se abre o diálogo com o público virtual por meio das perguntas enviadas pelo Chat.

17h20 às 17h30 considerações finais das(os) apresentadoras(os) e finalização pela moderação.

 

Dia 27 de agosto (segunda parte):

 

19h30 às 19h55: Odelis Basile fará sua apresentação

19h55 às 20h00: considerações dos moderadores- Claudinei Affonso; Waldemar José Fernandes 

20h00 às 20h25: Solange Emílio fará sua apresentação

20h25 às 20h30: considerações dos moderadores 

20h30 às 20h55: Angela Hiluey fará sua apresentação

20h55 às 21h20: considerações dos moderadores e abertura do diálogo com o público virtual através das perguntas enviadas pelo Chat 

21h20 às 21h30: considerações finais das ministrantes e finalização pela moderação

 

Dia 28 de agosto (terceira parte):

 

10h00 às 12h30:   Apresentação de trabalhos inscritos

Após as apresentações: as considerações da moderação (05 min para cada moderador/moderadora: Gustavo Lacatus; Ivonise Fernandes da Motta) e a seguir abrem o diálogo com o público virtual por meio das perguntas enviadas pelo Chat

12h20 às 12h30: considerações dos/das apresentadores/as e finalização pela moderação

 

Dia 28 de agosto (quarta parte):

 

13h45 às 14h10: Silvia Renata Lordello fará sua apresentação

14h10 às 14h15: considerações das moderadoras (Maria Clara Nassif; Beatriz Silverio Fernandes) 

14h15 às 14h45: Glaucia M. A. Rocha fará sua apresentação

14h45 às 14h50: considerações das moderadoras 

14h50 às 15h15:  Tales Vilela Santeiro fará sua apresentação

15h15 às 15h35:  as moderadoras fazem suas considerações e abrem o diálogo com o público virtual através das perguntas enviadas pelo Chat 

15h35 às 15h45: considerações finais das ministrantes e do ministrante e finalização pela moderação


Dia 28 de agosto (quinta parte):

 

16h00 às 16h10: Waldemar José Fernandes fará sua apresentação relativa as ideias circulantes no dia 27 de agosto, no Seminário intitulado- A psicoterapia no mundo contemporâneo: definindo a psicoterapia e quem a pode realizar. 

16h10 às 16h20: Angela Hiluey fará sua apresentação relativa as ideias circulantes no Seminário no dia 28 de agosto

16h20 às 16h50:  Matteo Selvini  fará sua apresentação relativa a: A Psicoterapia e suas perspectivas futuras 

16h50 às 17h05: Iraní Tomiatto de Oliveira fará suas considerações implicando as apresentações dessa mesa 

17h05 às 17h20: Christina Neder fará suas considerações implicando as apresentações dessa mesa e irá abrir o diálogo com o público virtual através das considerações e perguntas enviadas pelo Chat.

17h40:  encerramento do II Seminário Nacional Interativo  pela presidente da ABRAP.


INVESTIMENTO


NORMAS PARA O ENVIO DE RESUMOS  PARA SUBMISSÃO

 

Comunicação oral

·.

1.    Somente serão aceitos trabalhos em que pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento.

2.    Inscrições de trabalhos de alunos de graduação serão aceitas somente em coautoria com o supervisor / orientador.

3.    O resumo deve conter título, autor, instituição, uma breve introdução, objetivos, discussão e conclusão. Nos casos em que se aplique, deverá conter, ainda, os procedimentos metodológicos.

4.    O resumo deve conter até 250 palavras (do título à conclusão) e estar escrito em parágrafo único, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e enviados como arquivo anexo até 15 de julho de 2021, ao seguinte endereço: secretaria@abrap.org

5.    A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) é de responsabilidade do autor

6.    É responsabilidade do autor, respeitar os preceitos éticos.

7.    Abaixo do resumo deve constar um minicurrículo de até 6 linhas.

8.    As normas indicadas para elaborar as referências bibliográficas são da ABNT.

9.    Cada participante da mesa terá 20 minutos para sua apresentação.

10. Vagas limitadas para apresentação de trabalhos.



MODELO DE RESUMO

 Autor / Autora responsável:  Angela Gonçalves da Silva Hiluey

Co-autores: não há

E-mail autor responsável: angelahiluey@yahoo.com.br

Modalidade:     ( X ) Comunicação Oral                   


TÍTULO: Narrativas familiares: famílias de idosos com Doença de Alzheimer.

Nome do autor/autora responsável: Angela Gonçalves da Silva Hiluey

Co-autores: não há

Nome da Instituição de origem: CEF, ABRAP.

Texto:

O aumento na expectativa de vida da população é um fenômeno observado no mundo todo. Junto à ele, novas doenças e novos desafios são enfrentados pelos profissionais encarregados destes doentes e de suas famílias. Dadas tais circunstâncias, esta autora realizou uma investigação de pós-doutorado, a qual propõe aqui relatar. Investigou ela, famílias onde houvesse um idoso com Doença de Alzheimer (DA). Tal investigação objetivou conhecer como viviam 10 famílias e, também, determinar os fatores no contexto familiar, que favoreciam ou bloqueavam a nutrição relacional, conforme definida por Linares. A análise incidiu sobre a sistematização dos dados do sentir, pensar e agir encontrados nas 10 narrativas familiares sobre como viviam com este idoso. Os dados foram analisados numa perspectiva fenomenológica para a Análise em Etapas nas diretrizes de Amedeo Giorgi. Alguns dos resultados encontrados foram: a família se contradiz quanto ao estado emocional do paciente e ignora seu estado orgânico; a família experimenta a agonia diante do incompreensível e inadmissível que representa este idoso; o idoso é o mal da família; a admiração é um fator que favorece a presença da nutrição relacional e o medo bloqueia. Espera-se que o relato desta investigação ofereça elementos a serem considerados pelos diferentes profissionais para sua prática bem como possa influir no trabalho das equipes interdisciplinares.

Palavras-chave: idosos, famílias, Doença de Alzheimer, nutrição relacional

Minicurrículo (até 6 linhas):

Psicóloga; Pós-Doutorado em Terapia Familiar pela Escola de Terapia Familiar da Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP; Membro Efetivo da EFTA – European Family Therapy Association; Membro titular da ABRATEF e da APTF; Presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia (2019-2021; 2017-2019); Fundadora e Diretora do CEF- Centro de Estudos da Família Itupeva/SP; Coordenadora, docente e supervisora dos cursos de pós-graduação lato sensu do CEF.