Notícias


10/05/2018
Autor: Angela Hiluey
Boletim Informativo da Associação Brasileira de Psicoterapia | Nº 2/2018 | Maio
AS EXPERIÊNCIAS VÃO SE SUCEDENDO E A ABRAP CONTINUA EMPENHADA EM COLABORAR COM A PARTE QUE LHE CABE.

 

Associados e Associadas da ABRAP,

Concidadãos e Concidadãs, Sociedade Brasileira.

 

Palavra da Presidente

Os dias passam e a vida segue acontecendo, as experiências vão se sucedendo e a ABRAP continua empenhada em colaborar com a parte que lhe cabe.

Relatar nossas experiências parece-nos o caminho adequado para compartilharmos com vocês as ideias que vão sendo geradas, fruto da nossa participação em Eventos e outras atividades.

Uma das maneiras de que dispomos para estes relatos é o nosso site www.abrap.org em especial na seção ABRAP INFORMA. Outra maneira é este boletim periódico, o qual também inserimos no site, além de divulgar por e-mail, e pelas redes sociais Facebook e chamadas pelo Twitter, a cargo de nossa Conselheira Dra. Marluce Muniz de Souza Pedro. Esta é a segunda edição produzida na Gestão 2017-2019. Esperamos que lhes traga proveito.

 

XII Congresso Latino Americano

Aconteceu de 14 a 17 de março de 2108 o XII Congresso Latino Americano, tendo como vértice a “Formação Teórica e Técnica do Psicoterapeuta”. Saiba mais AQUI

Durante o Congresso aconteceu a eleição de nova diretoria da FLAPSI- Federação Latino-americana de Psicoterapia. Nossa vice-presidente Emília Afrange foi reeleita à presidência da FLAPSI, juntamente com a Diretoria:

·         Presidente: Emília Afrange

·         Vice-presidente: Gioconda Medrano

·         Secretária: Oriana Vilches-Alvarez

·         Tesoureira: Thelma Garcia

·         Vocais: Lorena Fernandez; Guillermo Garcia.

A ABRAP, uma das Entidades integrantes da FLAPSI, deseja a vocês uma gestão frutífera.

 

Reunião Científica ABRAP

Nossa Reunião Científica, coordenada por nossa Diretora Científica Profa. Dra. Mathilde Neder, vem acontecendo na última quarta-feira de cada mês, como programado. Temos um programa de discussões para o ano todo. O espaço é aberto à participação até mesmo de não-associados ABRAP. Inscreva-se através do e-mail: secretaria@abrap.com.br. Saiba mais através do relato de Cristiane Jatene(*), nossa colaboradora do espaço das Reuniões Científicas. Veja o relato AQUI

 

V Congresso Brasileiro de Psicologia Ciência e Profissão

ABRAP já encaminhou algumas atividades para o V Congresso Brasileiro de Psicologia Ciência e Profissão, dentro do prazo estipulado, colaborando assim para o encaminhamento de solicitação de auxílio às Agências de Fomento.

Alguns colegas seguem escrevendo seus trabalhos. Estaremos encaminhando novas atividades proximamente.

 

I Encontro de Formadores de Psicoterapeutas

Tornou-se uma realidade, aos 22 de março de 2018, o I Encontro de Formadores de Psicoterapeutas.

A ABRAP está fortemente comprometida com o objetivo de garantir a qualificação do psicoterapeuta e consequente melhoria dos Serviços de Atendimento.

No I Encontro, foi aprovada a iniciativa da ABRAP no sentido de normatizar as competências do psicoterapeuta. Diferentes grupos constituídos por Universidades, Institutos de Formação, ABEP e Núcleo de Psicoterapia do CRP-06, se organizaram para produzir dados para tabulação e utilização na perseguição da nossa meta: Normatização das competências do psicoterapeuta.

Teremos uma próxima reunião para avaliarmos essa tabulação no dia 26 de junho.

Acompanhe o desenrolar dos trabalhos no nosso site, na seção “Normatização”.

 

Ciclo de Conferências - Caos e Rigidez

Aconteceu de 27 a 29 de abril de 2018, o Ciclo de Conferências - Caos e Rigidez, organizado pelo Prof. Dr. Rubens Kignel,

O Dr. Rubens é membro de nosso Conselho Supervisor.

A ABRAP esteve presente através de nossa Presidente Angela Hiluey e de nossa Diretora Tesoureira Rachel Skarbnik. Seguindo a nossa proposta original, elaboramos um Relato que foi inserido em nosso site. O encontro evidenciou a necessidade de um olhar sobre o Mundo Contemporâneo, que gere um novo fazer na Psicoterapia. Foi uma significativa oportunidade para fomentar reflexões. Saiba mais AQUI.

 

Encontro Nacional sobre a revisão das Diretrizes Curriculares dos cursos de Graduação em Psicologia

A ABRAP foi uma das três Entidades eleitas a representar o FENPB- Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, no Encontro Nacional sobre a revisão das Diretrizes Curriculares dos cursos de Graduação em Psicologia, realizado em 05 de maio de 2018 em Brasília. Nossa Presidente, Angela Hiluey, representou a ABRAP nessa oportunidade. Foi uma honra para a ABRAP poder representar o FENPB. A equipe organizadora dessas Discussões, deu-nos delineamentos que nos permitiram discutir amplamente e chegar à aprovação de ações claras e precisas. O ensino brasileiro foi o vencedor! Seguimos revigorados para a próxima etapa.

Na perspectiva do Ensino, nos defrontamos com o tema da interdisciplinaridade e também o volume de conteúdos.

Parece-nos oportuno mostrar o resultado de tal interdisciplinaridade através de um Artigo. Sendo assim, o desfecho deste nosso Boletim Informativo fica nas mãos de nossa associada a Prof. Dra. Verônica A. da Motta Cezar-Ferreira(**), psicóloga e advogada, que se dispôs a nos apresentar tanto o alinhamento de conhecimentos de modo interdisciplinar como o operar através dos mesmos, tanto para atuar em equipe interdisciplinar como para prestar atendimento à nossa população. Veja o Artigo AQUI.

A ABRAP está atenta às necessidades atuais para promover a Saúde Mental e nossos associados e associadas adquirem voz e vez em nossa companhia.

E assim nos despedimos.

Diretoria e Conselhos ABRAP Gestão 2017-2019

Angela Hiluey Presidente da ABRAP- Associação Brasileira de Psicoterapia

 

(*) Cristiane Jatene - Colaboradora das reuniões científicas; Terapeuta Daseinsanalista pela Associação Brasileira de Daseinsanalyse; filiada a International Federation of Daseinsanalyse; Especialista em Terapia de Casal e Familia pela PUC/SP; Acompanhante terapêutico pelo IPQ do HC/SP.

(**) Verônica A. da Motta Cezar-Ferreira - Psicóloga e advogada. Doutora e Mestre em Psicologia clínica (PUC-SP). Bacharel em Direito (USP). Diretora de Relações Interdisciplinares da Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS). Membro fundadora da Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP). Membro do Conselho de Educadores da Escola de Pais do Brasil (EPB). Membro dos pioneiros da mediação e da terapia familiar no Brasil. Consultora da OAB-SP nas Comissões da Mulher Advogada e de Família e Sucessões. Introdutora da Visão Psicojurídica na área da família, especialmente no contexto das separações judiciais. Professora de Pós-Graduação, escritora, poeta, palestrante e conferencista. Terapeuta individual, de casal e de família; mediadora psicojurídica, perita e consultora psicojurídica de famílias.