Notícias


10/05/2018
Autor: Emilia Afrange
Jeremy Safran
Nota de falecimento


ABRAP pesarosamente informa o falecimento de Jeremy Safran e se solidariza a familiares e à SPR-Society for Psychotherapy Research, pela perda sofrida. Segue abaixo a notícia:


Noticia – Jeremy Safran, psicoterapeuta americano assassinado em sua casa nos EUA – importante pesquisador em psicoterapia e membro da Society Psychotherapy Research - SPR

Sobre o Jeremy Safran

É um psicoterapeuta de referência na comunidade clínica atual, pelo trabalho que tem desenvolvido e pela importância que tem dado à relação terapêutica. Dá um enfoque especial ao reconhecimento e reparação de rupturas na aliança terapêutica e ao potencial de devolver/explicitar/metacomunicar sobre o funcionamento do paciente, a relação terapêutica, e/ou o impacto do funcionamento do paciente no terapeuta.

Vem de um background psicodinâmico, mas é também um integrativo. A componente mais forte do seu trabalho é sem dúvida a componente relacional e interpessoal.
Desenvolveu o modelo Relational Psychotherapy que expõe num dos seus principais livros, em co-autoria com J. Christopher Muran, "Negotiating the therapeutic alliance: A relational treatment guide".
Encontra-se mais informação sobre ele e sobre o modelo Relational Psychotherapy no seu site, e no site do próprio vídeo da APA.
Pode-se também ler o texto sobre o impacto do trabalho dele.