Notícias


21/01/2018
Autor: Maria Rosa Spinelli
Homenagem póstuma ao Prof. Dr. Julio de Mello Filho e Prof. Dr. Luiz Miller de Paiva
ABRAP presta homenagem póstuma. Nossa Conselheira Fiscal Profa. Dra. Maria Rosa Spinelli nos preparou a homenagem.


Homenagem ao Dr Julio de Mello Filho e Dr Miller de Paiva

Desde 1978 acompanho a Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, com ela aprendi melhorar meus conhecimentos sobre o ser humano e também vivenciar num grupo que considero maravilhoso.

Esta Associação foi fundada em 1955 por estes grandes mestres Dr Júlio de Mello Filho e Dr Miller de Paiva, que resolveram nos deixar e descansarem numa mesma semana em janeiro de 2018.

Rio de Janeiro e São Paulo se uniram para um feito que é reconhecido internacionalmente e hoje já não tem mais a função de divulgar a psicossomática e a necessidade de integração entre profissões, a comunidade cientifica já fala de tratamentos paralelos e complementares: psicoterapias e clinica medica.

Já não se pode dizer que um expert em saúde possa achar que nada mais exista além de sua especialidade, já não se pode conceber a doença como apenas um erro genético, mas um estado total de falta de adaptação ao ambiente ou do ambiente. Já não se fala em doença, mas em doentes.

Hoje a conversa entre médicos e psicólogos se tornou mais fácil, nada impossível e o respeito aparece entre os profissionais mais éticos.

Sabe-se hoje que a doença é um episódio de vida e não é ela que desfaz a questão da saúde total.

Esse progresso de pensamento se fez através de um grupo de profissionais que lutaram, estudaram e defenderam uma maneira de ser profissional, conseguindo abrir assim o diálogo entre profissionais de diversas áreas, tão necessário ao paciente.

 A Lição que nos deixaram: a vida é uma alternância entre saúde e doença, se trata a doença mas não se tem certeza de sua origem, os sintomas demonstram muito do ser humano e é particular de cada um, está inserido ai a sua história de vida e seu ambiente que  determinam praticamente os tipos de doenças que ocorrerão naquele lugar e daquela história.

A Emoção e a Razão permeiam constantemente seu projeto de vida de cada pessoa e a sua capacidade de adaptação ao meio em que vive e também de sua resiliência aos traumas e experiências.

A eles devemos estes ensinamentos, eles nos deixaram livros, congressos, artigos científicos e muita conversa de opiniões contrarias, mas capacitando o profissional da saúde a ser GENTE.

Esta é minha apresentação de Dr Júlio de Mello Filho e Dr Miller de Paiva.

Que estejam com Deus...