Setembro Amarelo

No ano de 2013, foi inserido no nosso calendário nacional uma campanha internacional – o SETEMBRO AMARELO. 

Dia 10 deste mês é, oficialmente, o DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO, mas precisamos lembrar dessa campanha a cada ano e durante todo o ano. Isto porque o suicídio atinge o mundo todo e, ainda, sofre estigma e tabu por razões religiosas, morais e culturais.

Pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 20191 registrou mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Preconceitos e desinformação impedem a busca por tratamento, agravando distúrbios psicológicos e doenças mentais não diagnosticadas ou tratadas incorretamente que podem levar até ao suicídio.

Diante dessa realidade preocupante, cuidar da saúde mental tem se mostrado uma necessidade indispensável, o que cabe também a nós, profissionais psicoterapeutas. Como parceira dessa campanha internacional, a Associação Brasileira de Psicoterapia (Abrap) está disponibilizando a todos os seus associados a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir, material preparado pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria2 e pelo Conselho Federal de Medicina.

Compartilhe para prevenir.

Por Emília Afrange