Artigos


18/10/2022
Autor: Prof. Dra. Valéria Neder Alves
As Mamas. Simbologia e prevenção
Outubro Rosa

             O Amor próprio começa nos detalhes, amplia a consciência e termina com ações saudáveis.

As mamas são órgãos aos pares e apresentam sua formação iniciando-se por volta de 18 semanas ainda na fase fetal. Seu amadurecimento ocorre ao longo da vida a fim de alcançar a sua maior importância que é alimentar/nutrir o recém-nascido.

As mamas além da função de nutrir, faz conexão, são parte de um vínculo de amor e símbolo de feminilidade e auto estima para a mulher.

Por serem órgãos de tamanha importância precisam de cuidados e atenção em todas as fases da vida da mulher.

O cuidado com as mamas é para a vida toda, como são hormônio dependentes, é necessário que esteja com a saúde em equilíbrio. Infelizmente o câncer de mama é a segunda maior causa de morte, por tumor, entre as mulheres (1 é pulmão).

Portanto é importante lembrar as mulheres, em campanhas como a exemplo do outubro rosa, de que são necessárias ações preventivas.

As ações preventivas primárias com a saúde das mamas estão ligadas aos pilares de estilo de vida. Uma alimentação saudável, rica em vitaminas, sais minerais e fibras protegem contra a maioria dos tipos de câncer. Optar por uma vida ativa e praticar atividade física regular pode reduzir em até 50% o risco relativo de câncer. Também são medidas de prevenção gerenciar o estresse, afastar-se de álcool, drogas e produtos tóxicos, ter uma boa rede de apoio e emocional e boa qualidade de sono.

Existem ações preventivas secundárias que envolvem avaliação médica e complementar com exames (mamografia, ultrassom...) que são capazes de fazer diagnóstico precoce para que as correções de problemas sejam feitas de forma mais rápida e eficaz na obtenção da cura e manutenção da qualidade de vida.

Cuidem-se para uma vida longa de qualidade e assim perpetuar em gerações um estilo saudável e de busca pela saúde. Mulher você não está sozinha!