Notícias



19/07/2021
Autor: Angela Hiluey
Boletim Informativo da Associação Brasileira de Psicoterapia | Nº 15/2021 | Junho


Associados e Associadas da ABRAP,

Concidadãos e Concidadãs, Sociedade Brasileira.

 

Palavra da Presidente

 

O tempo passou e temos profissionais para quem o tempo passado significa comemorar a longevidade através da qual realizaram produções, nos mostraram sua experiência e assim interviram em nossa formação como psicoterapeutas.

O grande pensador transdisciplinar Edgar Morin, aos 08 de julho pp comemorou 100 anos de vida. Comemorou seus 100 anos nos presenteando com um novo livro: Leçons d’um siècle de vie (Lições de um século de vida, em tradução livre). Que maravilhosa contribuição científica deu ao longo dos anos aos vários campos do conhecimento e quanto nos incentivou e incentiva a pensar.

Entre nós temos a Profa. Dra. Mathilde Neder, nossa diretora científica que em novembro comemorará seus 98 anos de vida. Em 1954 a Dra. Mathilde iniciou no Hospital das Clínicas da USP o acompanhamento psicológico a crianças submetidas à cirurgia de coluna e suas famílias, o que marcou o início da Psicologia Hospitalar no Brasil. Assim como foi convidada a lecionar Psicoterapia Infantil, em 1963 no primeiro curso de Psicologia da PUC-SP. Uma pioneira na História da Psicologia Brasileira.

Temos, também, entre nós a Dra. Amélia Thereza de Moura Vasconcellos, nossa 1ª vice-presidente. Fundadora e diretora do IPPIA- Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia da Infância, Adolescência e Família. Pioneira na psicanálise e psicoterapia de crianças. É psiquiatra, psicanalista, psicoterapeuta. Em outubro próximo completará seus 92 anos.

Cabe a todos nós usufruirmos das produções e ensinamentos pessoais que tais profissionais, entre tantos outros, nos ofereceram.

Essa longevidade que testemunhamos aparece através do uso da vitalidade que lhes permitiu criar e continuar criando até os dias atuais. Que orgulho podermos ter a companhia dessas profissionais e profissional em nosso caminho enquanto nos formamos como psicoterapeutas.

A ABRAP vai trilhando, então, o seu caminho quando vem contando em seus Diálogos Interativos com as figuras tão relevantes de moderadores e moderadoras. A função desses profissionais permite que visualizemos um dos ensinamentos de Edgar Morin. Refere-se, Morin, ao conhecimento como sendo a organização das informações através de um pensamento complexo. Temos contado com a colaboração de colegas com tal atributo e isso tem oferecido uma experiência ímpar a quem participa de tais Diálogos: contar com ideias facilitadoras quando já alinhadas pela moderação para fomentar a reflexão.

No Congresso Relates de Prato/2021, Luigi Cancrini, psiquiatra e psicoterapeuta, presidente da Scuola di Formazione in Psicoterapia Sistemico-Relazionle em sua apresentação discorreu sobre a necessidade do psicoterapeuta ser capaz de: estar com. Ressaltou que o psicoterapeuta precisa estar próximo, entrar nas situações emocionais com paciência e afetividade para chegar à dor humana. E completou enfatizando que isso precisamos aprender e ensinar a nossos alunos.

Seguiremos neste Boletim ABRAP compartilhando outras novas ideias oriundas da nossa habitual atitude de seguirmos à disposição dos psicoterapeutas e da população como um todo enquanto ao mesmo tempo vamos reforçando os vínculos com as diferentes entidades do campo do conhecimento. Estamos em constante atividade de pensar e para tanto as reuniões com colegas, os Seminários, as Lives e os Diálogos Interativos ofereceram e oferecem o contexto propício a esse pensar.

Pensar sobre Psicoterapia e assim contribuir para o reconhecimento e desenvolvimento dessa área do conhecimento é o objetivo da ABRAP.

Tal objetivo nos incentiva, provoca e assim nos impulsionou a, com esforço, organizarmos Planos de Ação que foram realizados nesses meses, bem como participarmos de diferentes eventos.

Desde 2018, quando constituímos um grupo de formadores de psicoterapeutas na ABRAP, nos vimos respondendo a um objetivo fundamental para nossa contribuição: fortalecer o reconhecimento do lugar do psicoterapeuta junto à comunidade científica e junto à população.

As atividades oferecidas pela ABRAP nesse início do ano de 2021 buscam fomentar a produção e circulação de elementos para enriquecimento do II Seminário Nacional Interativo Virtual que vem chegando, pois acontecerá nos dias 27 e 28 de agosto de 2021, intitulado: A psicoterapia no mundo contemporâneo: definindo a psicoterapia e quem a deve realizar. Foi prorrogado o prazo para o envio de resumos para submissão. A nova data é: até 05 de agosto de 2021.

Ao mesmo tempo em que estamos paulatinamente nos aproximando do final de nossa gestão, seguimos realizando as Ações a que nos propusemos.

Seguimos colaborando para promover a interlocução entre os diferentes profissionais para fomentar o enriquecimento dos mesmos, para estarmos mais aparelhados para intervir criando segundo as perspectivas teórico-técnicas de um campo da complexidade da psicoterapia.

Objetivamos que a psicoterapia possa ser um espaço que contribua para a manifestação de um ser autônomo, pensante e crítico.



Vivemos tempos de tempestades e vendavais. Vejam a árvore abaixo, enfrentou uma tempestade acompanhada de vento. Foi derrubada e precisou ter seus belos galhos cortados, mas já contava com novos brotos conforme foi mostrado no Boletim ABRAP de março. Estava se recriando.

                               

                                                                     Vejam só essa mesma árvore agora em 23 de junho de 2021.

 

Nós os seres humanos, também, somos assim: podemos criar a olhos vistos. Foi inovando que passamos o ano de 2020 e assim estamos seguindo em 2021. Sigamos com coragem, esforço, seriedade, caminhando.

Que a leitura de nosso Boletim ABRAP lhes seja prazerosa.

Atenciosamente, Angela Hiluey

                           Presidente da ABRAP- Associação Brasileira de Psicoterapia

                           Gestão 2019-2021

 

 

Uma das maneiras de que dispomos para apresentar nossas atividades e compartilhar informes é o nosso site www.abrap.org em especial na seção ABRAP INFORMA. Outra maneira é este boletim periódico, o qual também inserimos no site, além de divulgar por e-mail, e pelas redes sociais a cargo de nossa 2ª vice-presidente a Dra. Marluce Muniz de Souza Pedro: Facebook- @ABRAP.org.br; chamadas pelo Twitter- @ABRAP_ABRAP; e Instagram- oficialabrap.

Associe-se à ABRAP: A ABRAP vem somando seus esforços com os diferentes órgãos e entidades participando e fornecendo oportunidades para o diálogo e produções sobre a psicoterapia. Participe conosco. Saiba mais AQUI

 

Esta é a 15ª edição do nosso boletim informativo.

Algumas das atividades aqui apresentadas já foram realizadas e aqui fazemos um recorte sobre como as pudemos vivenciar

Esse projeto nos permite seguir realizando a missão que temos: oferecer oportunidades de intercâmbio entre psicoterapeutas dos diferentes referenciais teóricos. Oportunidades essas que favoreçam a percepção tanto de nossas dificuldades, como de nossas possibilidades, que nomeemos nossos desafios e quiçá delineemos as ações para nos havermos com tais desafios. Estaremos contando com colegas nos Diálogos Interativos que serão virtuais, e somente presenciais quando forem seguros. São psicoterapeutas e pesquisadores permitindo assim a visualização da pesquisa e prática clínica integradas.

Continuamos contando com a preciosa colaboração da NetStern, sob a direção do Sr. András Fleury, que nos presta inestimável apoio técnico no enfrentamento do ambiente virtual, que se impôs a partir do início de 2020 como alternativa para podermos seguir com nossos trabalhos.

Com grande satisfação, apresentamos os/as colegas que nos deram a honra de conduzir os Diálogos Interativos ABRAP bem como apresentamos o cronograma de nosso II Seminário Nacional Interativo Virtual ABRAP que vem chegando...

Dia 16 de abril às 19h: Prof. Dr. Marcelo Ceberio, psicólogo, codiretor da Escola Sistêmica Argentina, vice-presidente de Relates- Rede europeia e latino-americana de escolas sistêmicas. Criou e dirige o Doutorado da Universidade de Flores em neurociências, modelo sistêmico e cognitivo. Dirige o Lincs-Laboratório de investigação em Neurociências e Ciências Sociais. Sua apresentação intitulou-se: Vulnerabilidade e Psicoterapia: entre neurônios espelho e novas redes neuroplásticas.

Contamos com a moderação realizada pela Psicoterapeuta Maria Clara Nassif e pelo Psicoterapeuta Gustavo Lacatus.

O Dr. Marcelo Ceberio nos ofereceu a oportunidade de compartilharmos o Power Point utilizado em sua apresentação. Certamente tal material dará estímulo ao leitor para ampliar seus conhecimentos no tocante a proposta do Dr. Ceberio que nos direciona a outros conhecimentos para a proposição de intervenções que atendam a complexidade do ser humano. Veja AQUI

 

Dia 14 de maio às 19h: Profa. Dra. Fernanda Barcellos Serralta, psicóloga, professora adjunta da Universidade do Vale dos Sinos, pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Psicologia, coordenadora do Laboratório de Estudos em Psicoterapia e Psicopatologia. Apresentação intitulada: Desafios e possibilidades de integração entre pesquisa e prática clínica.

Contamos com a moderação da Profa. Dra. Glaucia M.A. Rocha e da Profa. Me. Pricila Pesqueira de Souza.

Um diálogo instigante foi realizado resultando numa fortalecida convicção sobre a necessidade de pesquisa e prática clínica estarem unidas para o desenvolvimento da própria psicoterapia.

 

Esses Diálogos Interativos são atividades que estarão implicadas na construção que surgirá no II Seminário Nacional Interativo que realizaremos aos 27 e 28 de agosto intitulado- A psicoterapia no mundo contemporâneo: definindo a psicoterapia e quem a deve realizar.

Organização: Profa. Dra. Angela Hiluey, Espec. Rachel Zausner Skarbnik, Espec. Renata Cunha Horta de Magalhães

Comissão científica: Dr. Waldemar José Fernandes; Profa. Dra. Mathilde Neder; Profa. Dra. Angela Hiluey.

Conheçam as colegas e os colegas que se apresentarão em nosso Seminário como ministrantes e como moderadoras/moderadores.


 

Conheçam o cronograma de atividades:

Dia 27 de agosto (primeira parte):

 

13h30 às 14h30: Abertura e Conferência Inaugural

Ministrante: Héctor Fernández Álvarez

Conferência Inaugural: El porvenir de la Psicoterapia

                                      O futuro da Psicoterapia 

15h00 às 17h30:   Apresentação de trabalhos inscritos

Após as apresentações: considerações da moderação (05min para cada moderadora: Pricila Pesqueira de Souza; Marluce Muniz) e a seguir se abre o diálogo com o público virtual por meio das perguntas enviadas pelo Chat.

17h20 às 17h30 considerações finais das(os) apresentadoras(os) e finalização pela moderação.

 

Dia 27 de agosto (segunda parte):

 

19h30 às 19h55: Odelis Basile fará sua apresentação

19h55 às 20h00: considerações dos moderadores- Claudinei Affonso; Waldemar José Fernandes 

20h00 às 20h25: Solange Emílio fará sua apresentação

20h25 às 20h30: considerações dos moderadores 

20h30 às 20h55: Angela Hiluey fará sua apresentação

20h55 às 21h20: considerações dos moderadores e abertura do diálogo com o público virtual através das perguntas enviadas pelo Chat 

21h20 às 21h30: considerações finais das ministrantes e finalização pela moderação

 

Dia 28 de agosto (terceira parte):

 

10h00 às 12h30:   Apresentação de trabalhos inscritos

Após as apresentações: as considerações da moderação (05 min para cada moderador/moderadora: Gustavo Lacatus; Ivonise Fernandes da Motta) e a seguir abrem o diálogo com o público virtual por meio das perguntas enviadas pelo Chat

12h20 às 12h30: considerações dos/das apresentadores/as e finalização pela moderação

 

Dia 28 de agosto (quarta parte):

 

13h45 às 14h10: Silvia Renata Lordello fará sua apresentação

14h10 às 14h15: considerações das moderadoras (Maria Clara Nassif; Beatriz Silverio Fernandes) 

14h15 às 14h45: Glaucia M. A. Rocha fará sua apresentação

14h45 às 14h50: considerações das moderadoras 

14h50 às 15h15:  Tales Vilela Santeiro fará sua apresentação

15h15 às 15h35:  as moderadoras fazem suas considerações e abrem o diálogo com o público virtual através das perguntas enviadas pelo Chat 

15h35 às 15h45: considerações finais das ministrantes e do ministrante e finalização pela moderação


Dia 28 de agosto (quinta parte):

 

16h00 às 16h10: Waldemar José Fernandes fará sua apresentação relativa as ideias circulantes no dia 27 de agosto, no Seminário intitulado- A psicoterapia no mundo contemporâneo: definindo a psicoterapia e quem a pode realizar. 

16h10 às 16h20: Angela Hiluey fará sua apresentação relativa as ideias circulantes no Seminário no dia 28 de agosto

16h20 às 16h50:  Matteo Selvini  fará sua apresentação relativa a: A Psicoterapia e suas perspectivas futuras 

16h50 às 17h05: Iraní Tomiatto de Oliveira fará suas considerações implicando as apresentações dessa mesa 

17h05 às 17h20: Christina Neder fará suas considerações implicando as apresentações dessa mesa e irá abrir o diálogo com o público virtual através das considerações e perguntas enviadas pelo Chat.

17h40:  encerramento do II Seminário Nacional Interativo Virtual pela presidente da ABRAP.

 

 

Nesse Seminário teremos também duas mesas constituídas a partir de trabalhos inscritos para submissão de nossa Comissão Científica. Nova data para o envio dos resumos para submissão: até o dia 05 de agosto de 2021.

No II Seminário Nacional Interativo Virtual está ainda previsto que o Psicoterapeuta Matteo Selvini apresentará a tradução para o português da sua obra escrita em co-autoria com Stefano Cirillo e Anna Maria Sorrentino “Entrando em terapia: as sete portas da terapia sistêmica” que estará sendo lançada numa Edição Brasileira.

Mais Informações e como se inscrever no II Seminário Nacional Interativo Virtual da ABRAP: Veja AQUI

 

Reunião Científica ABRAP

Nossa Reunião Científica, coordenada por nossa Diretora Científica Profa. Dra. Mathilde Neder, seguirá acontecendo tão logo sejam possíveis reuniões presenciais.

Nossa diretora científica ainda não domina os recursos tecnológicos. Usamos o termo “ainda”, pois a Dra. Mathilde repete sistematicamente que vai aprender.

O espaço é aberto à participação até mesmo de não associados ABRAP. Inscreva-se através do e-mail: secretaria@abrap.org quando as reuniões presenciais forem seguras.

 

A prática psicoterapêutica no Século XXI.

O conhecimento produzido no campo da Psicoterapia ao longo do tempo nos permite visualizar os desafios advindos dessa própria evolução. Seguimos enriquecendo esse tópico dedicado a Psicoterapia no Século XXI graças a participação de colegas que nos brindam com suas obras.

Antes de apresentarmos as obras de nossos colegas registramos aqui que aconteceu, aos 24 de abril de 2021, o Seminário Nacional sobre Psicoterapia organizado pelo Conselho Federal de Psicologia. Contou-se com significativas informações e considerações que permitiram um valioso diálogo nesse próprio dia e que seguramente foi estimulante para fomentar que o diálogo seguisse ocorrendo.

Uma das mesas desse Seminário contou com a moderação da Profa. Dra. Iraní Tomiatto de Oliveira (ABEP) e com a apresentação da Profa. Dra. Angela Hiluey (ABRAP) focando “Formação e qualificação para o exercício da psicoterapia”; e a apresentação da Profa. Dra. Fernanda Barcellos Serralta (CRP-07) focando “A regulamentação”. Saiba mais AQUI.

Contamos, nesse período, com a publicação da significativa obra- “Clínica de grupos de inspiração psicanalítica: teoria, prática e pesquisa”. http://bit.ly/clingrupos Essa obra foi organizada por Tales Vilela Santeiro; Beatriz Silverio Fernandes; Waldemar José Fernandes e contou com a participação de diferentes autores para a sua realização. Foi editado pela Clínica Psicológica da Universidade Estadual de Londrina. A Espec. Beatriz e o Dr. Waldemar são membros do Conselho Supervisor da ABRAP.

Seguimos agora compartilhando outras obras de colegas. Contar com os colegas e as colegas psicoterapeutas nos ofertando suas obras nos permite promover e fomentar o intercâmbio entre os psicoterapeutas. Que precioso! Agradecemos a vocês.

Nessa edição de nosso Boletim temos a satisfação de compartilhar uma produção da Psiquiatra da Infância e da Adolescência, e Psicoterapeuta Arianne Angelelli, membro do Conselho Fiscal da ABRAP.

A análise da Dra. Arianne Angelelli sobre o índice aumentado de automutilação entre adolescentes foi desenvolvida e chega a nós através de um artigo intitulado “Os adolescentes estão se cortando”. Originalmente foi publicada no Gesto Espontâneo – psicanálise e cultura (www.gestoespontaneo.com.br). A autora se ocupou tanto de discorrer sobre esse ato com a meta de oferecer uma explicação psicológica para tanto como se ocupou de mostrar o que fazer, quando destacou a relevância da empatia como a chave para se comunicar com o adolescente. Sua análise permite que visualizemos a implicação do estudo teórico, da supervisão, da psicoterapia pessoal na formação desse profissional-psicoterapeuta quando escreve sobre a relevância do psicoterapeuta escutar sem preconceito as novas identidades que surgem na clínica. Veja o artigo AQUI.

 

Contamos nessa edição do Boletim ABRAP com o artigo “Colgar el diploma, ética y responsabilidad en psicoterapia” (tradução livre: Pendurar o diploma, ética e responsabilidade em psicoterapia) de autoria de Marcelo Ceberio et al. Publicado em 2014. Agradecemos ao Dr. Marcelo Ceberio que esteve conosco no Diálogo Interativo do mês de abril de 2021 que nos ofereceu e permitiu compartilhar essa publicação. Esse artigo, redigido a partir de uma investigação realizada na Argentina com 700 psicólogos, buscou conhecer a frequência com que os profissionais-psicólogos clínicos expõe a sua titulação, saber das suas motivações para isso e se há relação com seu modelo teórico de referência. Os autores contextualizam a psicologia em seu país e situam a revisão do exercício do profissional-psicólogo em 1985 quando então passaram os psicólogos clínicos, a partir dessa revisão, a estarem junto aos médicos e médicos psiquiatras para terem o direito de exercer a psicoterapia. Ou seja, o artigo é contextualizado historicamente. Marcelo Ceberio et al nos oferecem a oportunidade de refletir a partir das considerações desses autores no tocante à relevância da conscientização do próprio profissional em relação a importância de possuir um título habilitante e que mostre a quem atende a sua qualificação para esse exercício. No caso desse artigo os profissionais já contam com  uma regulamentação legal e assim esse resultado de baixa porcentagem relativa a mostrar a titulação chamou a atenção dos investigadores a ponto de os incentivar em direção a novas investigações que: foquem a conscientização do próprio profissional sobre a necessidade de uma qualificação; foquem que a exibição do título não mede a expertise do psicoterapeuta a qual se dá pela formação, psicoterapia pessoal e supervisão; foquem conhecer se as pessoas que passaram por atendimentos psicoterapêuticos conheciam a qualificação do profissional que o atendeu. Ressaltaram ainda os autores a necessidade de criarem um sistema de pós-graduação a ser aprovado pelo Ministério para vir a garantir uma formação ética, moral e responsável a cada profissional que exerça a psicoterapia. Que essa leitura possa contribuir nos processos reflexivos dos leitores. Veja o artigo AQUI

 

 

Parceria Editora Juruá e a ABRAP.

Livros com 20% de desconto.

Mais de 4000 obras com 20% de desconto para associados ABRAP. Saiba mais AQUI.

 

 

Cronograma de Eventos para 2021:

 

XIII Congresso de Psicoterapia de FLAPSI e IV Congresso Uruguaio de Psicoterapia.

Nova data confirmada devido a pandemia do Covid-19

Data 20, 21 e 22 de maio de 2021

Local: Virtual

Aconteceu: a ABRAP esteve presente representada por nossa presidente, Angela Hiluey. Foi um evento no qual a relevância do pensar junto entre os diferentes profissionais teve importante destaque para se compartilhar conhecimentos e novas ideias.

Apresentou-se nossa presidente, no Foro Internacional Psicoterapia e Pandemia com a atividade- Psicoterapia e Pandemia: A união entre profissionais em prol da Saúde Mental. Nessa apresentação mostrou as atividades desenvolvidas entre as entidades que compõem o FENPB- Forum das entidades nacionais da psicologia brasileira e as atividades desenvolvidas pela ABRAP ressaltando a relevância dessa articulação entre os diferentes profissionais e campos do conhecimento na produção de conhecimento e atuação em prol da Saúde Mental.

Apresentou, ainda, a conferência: A terapia familiar na violência de gênero: conquistas e desafios.

 

14º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar

As Competências do Terapeuta nos Múltiplos Contextos Humanos

Nova data confirmada devido a pandemia do Covid-19

Data 05, 06, 07 de agosto de 2021

Nossa presidente, Angela Hiluey, irá realizar a moderação na Roda de Conversa- Conversando sobre Terapia Familiar no Brasil: Formação e Pesquisa, na qual estarão conversando Vannúzia Leal Andrade Peres, Christina Sutter, Eliete Belfort Mattos, Michele Gaboardi Lucas, Ana Lúcia Horta.

Save the date: 05 a 07 agosto/2021. Saiba mais AQUI

 

 

XVII Congreso Relates 2021

            Prato- Itália 2021

Narração e outros enfoques da psicoterapia relacional sistêmica

Data: 24, 25 e 26 de junho de 2021.

Local: Virtual

Aconteceu o Congresso Relates de Prato que contou com uma programação que permitiu aos participantes tomarem contato com o que há de mais atual em psicoterapia. As exposições com a mediação correspondente promoviam uma oportunidade ímpar para reflexão. Contou-se também, mesmo no formato virtual, com eventos artísticos, conserto e gastronomia.

           Nossa presidente, Angela Hiluey, como diretora do CEF-Centro de Estudos da Família Itupeva, apresentou o tema “Transmissão integeracioanl: um novo conto sobre a identidade feminina”.

 

Cronograma de Eventos para 2022:

 

VI Congresso Brasileiro de Psicologia 2022

Início dos trabalhos pelos organizadores desse Congresso: o FENPB- Forum das entidades nacionais da psicologia brasileira.

A ABRAP integra a Comissão Científica desse Congresso

Os 60 anos da Psicologia Brasileira serão comemorados em 2022.

 

XVIII Congresso Internacional Relates 2022

           Colombia 2022

           Terapia Familiar e de Casal- Presente e Futuro

           Local: Barranquilla e Bogotá

           Save the date: pre-congresso Baranquilla 05 e 06 de julho/2022

                                  Congresso Bogotá 07, 08, 09 de julho/2022

Saiba mais AQUI

 

Esperamos encontrar vocês em novas oportunidades ao longo de 2021.

 

Diretoria e Conselhos ABRAP- Associação Brasileira de Psicoterapia.

 

Atenciosamente, Angela Hiluey

                            Presidente da ABRAP- Associação Brasileira de Psicoterapia

                            Gestão 2019-2021