Notícias



18/01/2022
Autor: Emília Afrange - Presidente
Janeiro Branco
Cuidar da mente é cuidar da vida



Esta campanha quer chamar a atenção e conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde e priorizar uma vida de qualidade.

 

O primeiro mês do ano, branco, é um alerta sobre a saúde mental, pois não há saúde sem saúde mental.

 

As ações nessa área buscam ressaltar a importância de cuidarmos não só da parte física, como também das questões psicoemocionais para o melhor equilíbrio e bem-estar no dia a dia.

 

Mente sã, corpo são[1] é o maior desejo dos seres humanos para sua vida. Hipócrates, pai da medicina ocidental, já entendia mente e corpo como uma única realidade.

 

Porém, o essencial equilíbrio entre corpo e mente está atrelado a ações e atitudes nem sempre ao alcance de grande parte da população, principalmente em países de baixa renda.

 

É o que evidencia o Atlas de Saúde Mental 2020[2], relatório elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Publicado a cada três anos, nesta última edição, revela uma deficiência mundial em fornecer às pessoas os serviços de saúde mental de que precisam, neste momento em que a pandemia da Covid-19 e suas variantes ressaltam a necessidade crescente de apoio à saúde mental.

 

Os dados coletados em 171 países indicam que a maior atenção dada à saúde mental nos últimos anos ainda não resultou em um aumento na escala de serviços mentais de qualidade que esteja alinhado com as necessidades.

 

Ciente desse cenário mundial no qual o Brasil se vê inserido, a Associação Brasileira de Psicoterapia (Abrap) vem trabalhando na divulgação da Psicoterapia como instrumento de promoção e prevenção da saúde mental em eventos nacionais e internacionais.

 

Alinhada com as demandas e propostas de diferentes segmentos de profissionais que fazem da Psicoterapia sua prática cotidiana, a Abrap quer assim fortalecer os sistemas de informação e favorecer a presença da Psicoterapia no processo de transformação social.

 

Venha caminhar conosco!

Associe-se à Abrap!

Emilia Afrange – Presidente da ABRAP



[1] A expressão latina Mens sana in corpore sano é derivada da Sátira X de autoria do poeta romano Juvenal.

[2] OMS. Mental Health Atlas. Disponível em: <https://www.who.int/publications/i/item/9789240036703/. Acesso em: jan. 2022.