Notícias



10/10/2022
Autor: Emília Afrange - Presidente
Dia Mundial da Saúde Mental
Saúde Mental

10 de outubro

Dia Mundial da Saúde Mental

 

 

O Dia Mundial da Saúde Mental foi criado em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health – WFMH) com a finalidade de chamar atenção sobre a necessidade de se cuidar da saúde mental e combater os preconceitos que acompanham quem desenvolve algum problema emocional e psicológico.

 

Ainda hoje, passados 30 anos desde então, preconceitos e desinformação impedem a busca por tratamentos e dificulta a convivência em sociedade, agravando distúrbios psicológicos, o que pode levar quem passa por problema de saúde mental até ao suicídio.

 

O Relatório Mundial de Saúde Mental[1] da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em junho de 2022, mostrou que, em 2019, um bilhão de pessoas viviam com transtornos mentais.

 

O tema deste ano – Faça a saúde mental e o bem-estar de todos uma prioridade global –

tem relação com a crise mundial consequente à pandemia da Covid-19.

 

Segundo estimativas da (OMS), houve um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão só no primeiro ano da pandemia que, também, expôs o despreparo do poder público para seu impacto sobre a saúde mental revelado pela escassez global crônica de recursos direcionados para essa área.

 

A Associação Brasileira de Psicoterapia (Abrap) e seus profissionais associados participam dessa campanha com o compromisso igualmente nosso de “fazer a saúde mental e o bem-estar de todos uma prioridade global”.

 

Estamos conscientes de nossa responsabilidade em promover educação sobre saúde mental e em trabalhar para o estabelecimento de serviços de saúde mental sem fronteiras, para todos e em todos os lugares. Estas são duas de nossas metas contínuas.

 

Emília Afrange - Presidente ABRAP

 

 



[1] World mental health report: Transforming mental health for all. Disponível em: .