Psicoterapeutas

O exercício da PSICOTERAPIA, até o presente momento, não é uma atividade restrita por legislação a uma profissão específica.

Ser psicoterapeuta não significa necessariamente ser psicólogo. A PSICOTERAPIA não é atividade privativa de psicólogos. Existe diversidade de profissões e profissionais que atuam como psicoterapeutas.

O mais comum é que, além de psicólogos, psicanalistas e médicos psiquiatras exerçam essa função. O psicoterapeuta, portanto, pode ser um desses profissionais com formação acadêmica em Medicina ou Psicologia e com especialização em PSICOTERAPIA.

Em relação ao preparo do psicoterapeuta, algumas Universidades, assim como Institutos de Psicanálise e Associações de Psicoterapia, oferecem oportunidades para uma formação que integram técnicas psicoterápicas no seu preparo teórico-prático.

Os meios de exercício da PSICOTERAPIA são numerosos, variados e compreendem uma gama de abordagens, técnicas e métodos que envolvem procedimentos psicológicos (diferente de médico ou farmacológico) baseados em corpos bem estabelecidos de teoria, metodologia e pesquisa, na procura do procedimento mais adequado ao psicoterapeuta e ao paciente, conjuntamente. 

O Conselho Federal de Psicologia regulamentou a atuação dos psicólogos na PSICOTERAPIA através da Resolução CFP 010/200, atualizada pela Resolução CFP 13/2022, que define o compromisso de que seu exercício seja realizado de forma qualificada e comprometida com a ética da Psicologia e com os Direitos Humanos.

Associe-se

Psicoterapeuta, venha fazer parte de nossa Associação.
Conheça os benefícios da REDE ABRAP.
Juntos fortalecemos a nossa profissão!

Códigos de ética

A ABRAP conduz a prática profissional pelos:

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO
Aprovado pelo CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA em 21 de julho de 2005 / RESOLUÇÃO CFP nº 010/05.
Disponível CLICANDO AQUI

CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA
Aprovado pelo Conselho FEDERAL DE MEDICINA / Resolução CFM nº 1.931, de 17 de setembro de 2009.
Disponível CLICANDO AQUI

CÓDIGO DE ÉTICA DA EUROPEAN ASSOCIATION FOR PSYCHOTHERAPY (EAP) / ASSOCIAÇÃO EUROPEIA DE PSICOTERAPIA
Disponível clicando aqui